Sexta, 26 de Fevereiro de 2021 01:01
(49) 99110-3040
Saúde Vacinas

Santa Catarina receberá 47,5 mil doses da vacina contra a Covid-19 da Fiocruz

Frascos serão enviados na manhã deste domingo (24) e distribuição aos municípios ocorre na próxima semana

23/01/2021 21h02
Por: Maico Zanotelli Fonte: NSC
Ernesto Benavides / AFP / Arquivo
Ernesto Benavides / AFP / Arquivo

Santa Catarina receberá 47.500 doses da vacina contra o coronavírus da Oxford-AstraZeneca, desenvolvida na Índia em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), informou a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Apesar da Fundação ter divulgado que o envio dos 2 milhões de frascos ocorreria neste sábado a todos os cantos do país, a assessoria da SES explicou que para Santa Catarina o transporte acontece neste domingo, dia 24. A chegada está prevista para às 9h10min, em Florianópolis.

O lote sairá de São Paulo em um avião por volta das 7h30min. Quando aterrissar em solo catarinense, fará o mesmo trajeto da vacina CoronaVac na semana passada: vai ao centro de distribuição em São José, na Grande Florianópolis, para separação aos municípios. Depois, a remessa é transportada às regionais para então ser distribuída às cidades. Desta vez, o governo do Estado não farásolenidade com vacinações simbólicas. 

Ainda não há definição de quantas doses cada um dos 295 municípios receberá e do dia em que sairão de São José, mas a expectativa é que a operação ocorra no começo da próxima semana. Assim como a CoronaVac, o imunizante da Fiocruz precisa de duas aplicações. O intervalo entre elas é de 12 semanas. 

— Com essa vacina a gente tem proteção 22 dias após a primeira dose, mas é importante que o reforço seja tomado e que ocorra três meses depois da primeira dose, para não sobrecarregar nosso sistema — disse a coordenadora dos centros de pesquisa da vacina de Oxford no Brasil durante a coletiva de imprensa na tarde deste sábado. 

As vacinas vindas da Índia chegaram ao país na noite desta sexta-feira (22). Da Base Aérea, seguiram em caminhões refrigerados para o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos para checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem, com etiquetagem das caixas com informações em português.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 00h52 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 31°

22° Sensação
3 km/h Vento
72% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Domingo (28/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias