Quarta, 03 de Março de 2021 15:23
(49) 99110-3040
Saúde Imunização!

Novas doses da vacina contra a Covid-19 chegam a Santa Catarina

Doses serão distribuídas nesta segunda-feira para os municípios, afirmou o secretário de Saúde André Motta Ribeiro

24/01/2021 10h44 Atualizada há 1 mês
Por: Júnior Recalcati Fonte: Diário Catarinense
Diorgenes Pandini | NSC Total
Diorgenes Pandini | NSC Total

As primeiras doses da vacina contra o coronavírus da Oxford-AstraZeneca chegaram a Santa Catarina na manhã deste domingo (24). Elas vieram em um avião que aterrissou no Aeroporto de Florianópolis às 8h40. Esta vacina foi desenvolvida na Índia em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que informou que começaria o envio das doses para os Estados neste sábado (23).

— Estamos recebendo algo em torno de 47 mil doses. Hoje elas serão catalogadas e divididas, para a partir de amanhã (segunda-feira, 25) serem distribuídas para todos os municípios catarinenses. A logística está pronta há várias semanas. O critério é o mesmo, fase 1, que ainda não foi completada. Vamos usar caminhão e, se o tempo permitir, distribuiremos também de avião — garantiu o secretário de saúde do Estado, André Motta Ribeiro.

Segundo ele, o planejamento inicial é que todas as vacinas que chegaram neste domingo sejam administradas como primeira dose. A Secretaria de Saúde ainda aguarda documentação da Anvisa garantindo que novas doses chegarão no prazo certo, para que possa liberar que todas as doses sejam utilizadas agora. Assim como a CoronaVac, o imunizante da Fiocruz precisa de duas aplicações. O intervalo entre elas é de 12 semanas.

Da mesma forma que ocorreu com a  vacina CoronaVac na semana passada, as novas doses serão encaminhadas ao centro de distribuição em São José, na Grande Florianópolis, para separação aos municípios. Depois, a remessa será transportada às regionais para que sejam distribuída às cidades. Ainda não há definição de quantas doses cada um dos 295 municípios receberá.

As vacinas vindas da Índia chegaram ao país na noite desta sexta-feira (22). Da Base Aérea, seguiram em caminhões refrigerados para o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos para checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem, com etiquetagem das caixas com informações em português.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 15h13 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 20° Máx. 26°

25° Sensação
2 km/h Vento
73% Umidade do ar
90% (30mm) Chance de chuva
Amanhã (04/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (05/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 24°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias