Receba notícias de São Miguel do Oeste e região pelo WhatsApp do Oeste em Foco
ENTRE NO GRUPOFoi uma surpresa quando a família Gotardo descobriu que Caroline estava grávida novamente. Ela e o marido Irno, moradores de Maravilha, já tinham três filhos quando num ultrassom descobriram a gravidez de trigêmeos. Manoela, Alice e Théo nasceram na tarde de 24 de fevereiro no Hospital Regional do Oeste (HRO), em Chapecó. Um dia depois, a mãe foi intubada após o coronavírus afetar os seus pulmões.
Nesta segunda-feira (1º), com a esposa ainda internada, Irno aguarda um exame negativo de Covid-19 para finalmente conhecer os recém-nascidos, que não viu nem por foto.
— Foi uma surpresa a descoberta da gravidez. No primeiro ultrassom apareceram dois bebês. Nós tivemos um baque. Quinze dias após isso a gente fez o segundo ultrassom e constatou não serem dois, mas sim três. Outra surpresa — conta o vendedor Irno.
Caroline estava com 27 semanas de gestação quando foi ao hospital em Chapecó para verificar sua saúde e a dos filhos. Após uma semana na unidade, foi liberada e voltou para casa. Ela apresentou os primeiros sintomas da Covid-19 no dia 16 de fevereiro. Preocupado, o marido procurou atendimento no próprio município onde vivem.
O diagnóstico veio no dia 18, seguido pela recomendação pelo tratamento em casa. Contudo, com falta de ar, a gestante foi levada para o HRO.
Irno conta que viu a esposa pela última vez por meio de uma videochamada. Com dificuldade para falar, ela usou gestos para expressar a saudade da família. O contato foi feito no começo da tarde.
Por volta das 17h, Caroline foi sedada e intubada para poder respirar. Os trigêmeos, segundo o pai, foram internados logo após o parto. Nesta manhã, ele ainda aguardava o resultado de um segundo teste dos filhos para poder conhecê-los.
O vendedor está afastado do trabalho há três semanas e pretende ficar ainda mais. Quer cuidar dos filhos após a alta hospitalar.
— Eu estou apreensivo. Tudo está sendo à distância, por telefone. [...] Eu me sentiria muito bem em casa cuidando deles — completa Irno.
Além de Caroline, a filha mais nova do casal também testou positivo para a doença. A menina de um ano teve dor de garganta e febre, mas se recuperou em casa. O filho mais velho teve um quadro febril, mas não chegou a ser testado.
A família faz uma arrecadação de fraldas e dinheiro para conseguir arcar com os custos da chegada dos bebês.
Oeste tem UTI's lotadas
Em Chapecó, até domingo (28), foram confirmados 24.697 casos e 270 mortes pela Covid-19. O maior município do Oeste busca ampliação de leitos de UTI para atender os pacientes com a doença.
A situação grave também é enfrentada em Xanxerê. No Hospital Regional São Paulo (HRSP), referência no atendimento da doença na cidade, 28 pacientes aguardavam por leito de UTI na manhã desta segunda-feira (1º).
No município de Maravilha, onde mora a família Gotardo, mais de 2 mil casos foram confirmados. Segundo a prefeitura da cidade, 29 pessoas morreram em decorrência da doença desde o início da pandemia.
Receba notícias de São Miguel do Oeste e região pelo WhatsApp do Oeste em Foco
ENTRE NO GRUPOMín. 14° Máx. 28°
Mín. 15° Máx. 29°
Sol com algumas nuvensMín. 15° Máx. 29°
Sol com algumas nuvens