Terça, 20 de Abril de 2021 17:11
(49) 99110-3040
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Proposta modifica o setor elétrico e prevê portabilidade na conta de luz

Yongnian Gui/Depositphotos Projeto cria mercado livre de energia elétrica no país O Projeto de Lei 414/21, do Senado, prevê a portabilidade da co...

02/03/2021 20h20
Por: Olides Júnior Fonte: Agência Câmara de Notícias
Projeto cria mercado livre de energia elétrica no país - (Foto: Yongnian Gui/Depositphotos)
Projeto cria mercado livre de energia elétrica no país - (Foto: Yongnian Gui/Depositphotos)

O Projeto de Lei 414/21, do Senado, prevê a portabilidade da conta de luz entre as distribuidoras, alterando o marco regulatório do setor elétrico para criar um mercado livre no País. O texto está em tramitação na Câmara dos Deputados.

De imediato, os consumidores de cargas superiores a 3 mil quilowatts (kW) de energia poderão escolher o fornecedor. Em um prazo de 42 meses após a sanção da futura lei, todos os consumidores poderão optar pelo mercado livre.

Outra mudança é o compartilhamento, entre as distribuidoras, dos custos com a migração de consumidores para o mercado livre. Hoje elas são obrigadas a contratar toda a carga de energia elétrica para atender seus consumidores.

Fontes alternativas
Também está prevista na proposta a redução de subsídios no setor, que foi de R$ 22 bilhões em 2020. Para incentivo a fontes alternativas de energia, como solar, eólica, termelétricas, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas, haverá acerto devido ao benefício ambiental. O gasto tributário com essas fontes representa hoje R$ 3,6 bilhões.

“A liberdade de escolha aumenta a concorrência entre as empresas, o que reduz o preço do bem ou do serviço prestado”, afirmou o autor, senador Cassio Cunha Lima (PSDB-PB). “Isso deve ser incentivado em todos os setores”, disse.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 16h57 - Fonte: Climatempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 14° Máx. 28°

25° Sensação
3 km/h Vento
41% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Quinta (22/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias