Oeste em Foco - Facebook
Inovação!
Caixas de leite são usadas para proteger casas de madeira da chuva e do frio em SC
Material faz isolamento térmico tanto para o frio quanto para o calor
04/12/2018 14h06
Por: Júnior Recalcati
Fonte: NSC
NSC | Reprodução
NSC | Reprodução

Caixas de leite estão sendo usadas para realizar o isolamento térmico de casas de madeira, em Chapecó, no Oeste catarinense. A medida é uma proteção contra a chuva e, principalmente, o inverno rigoroso da região, além de reutilizar um material que iria para o lixo. O trabalho é feito por voluntários do projeto Brasil Sem Frestas.

A casa de Eva Maria dos Santos, na zona rural da cidade, é um exemplo. Foi construída pela família com restos de tábuas de madeira. A renda deles vem de trabalhos na agricultura em propriedades da vizinhança, e não sobra dinheiro para nenhum tipo de reforma.

Segundo a dona da casa, a estrutura é cheia de frestas que deixam passar o vento, o frio, e quando chove a situação é ainda pior. "De lá para cá, quando chove, entra água nas paredes", afirma Eva.

O problema foi amenizado com o uso de 2 mil caixas de leite. "Minimiza o frio e o calor também. Internamente a casa vai ficar bem melhor. Também não vai entrar bicho", garante a coordenadora do Brasil Sem Frestas em Chapecó, Márcia Adriana Lago.

As embalagens doadas são cortadas e costuradas formando placas, que depois são grampeadas nas paredes internas da casa, como um isolamento térmico. O projeto é realizado em todo país. A casa de Eva foi a segunda feita em Chapecó. Doze pessoas participaram do trabalho, que duram em média cinco horas de trabalho intenso.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários