Terça, 28 de Setembro de 2021
31°

Pancada de chuva

São Miguel do Oeste - SC

Oeste Catarinense Infraestrutura!

SC-161: Rodovia entre Anchieta e Romelândia passa por processo judicial

Trecho de pouco mais de 20 quilômetros tem registrado diversos problemas relacionados às condições do pavimento asfáltico

24/03/2021 às 12h52 Atualizada em 25/03/2021 às 21h42
Por: Júnior Recalcati Fonte: Oeste em Foco
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

O sonho de duas comunidades, atendido quase 50 anos depois de muitas lutas e espera, voltou a se tornar pesadelo. Passados alguns anos da inauguração do trecho de pouco mais de 20 quilômetros entre os municípios de Anchieta e Romelândia, a SC-161 tem registrado diversos problemas relacionados às condições do pavimento asfáltico. Entre as deficiências estão buracos, desníveis e pontos com sinalização precária ou inexistente que podem contribuir para a ocorrência de acidentes de trânsito.

Para os moradores da região, o investimento feito pelo Governo do Estado precisa ser revisto, já que há suspeita de irregularidades na execução dos projetos e descumprimento de cláusulas contratuais. A comunidade entende que, apesar do local demandar de grande quantidade de veículos de carga, mesmo assim o pavimento poderia apresentar melhores condições por se tratar de uma obra recentemente inaugurada e supostamente executada com materiais de boa qualidade.

Diversas lideranças locais já encaminharam pedidos para melhorias no trecho e a solução de problemas mais graves. Parte das demandas já foram atendidas com operações tapa-buraco, o que ameniza a situação de forma parcial e por tempo determinado. No entanto, o que a população quer é uma resposta rápida e uma solução definitiva para o problema.

O impasse foi parar na Justiça, pois o Governo do Estado cobra respostas da empresa que executou o projeto. A suspeita é de que a empreiteira tenha realizado um serviço de baixa qualidade. Se comprovada a irregularidade, a empresa corre o risco de ser condenada e precisará reaver os serviços.

Até a definição da situação no âmbito judicial, o Estado aponta que faz o que pode para manter o trecho em condições de trafegabilidade e segurança.

O TRECHO

O trecho de 20,4 quilômetros foi inaugurado no dia 16 de junho de 2016. A obra foi viabilizada pelo programa Pacto por Santa Catarina com investimentos de R$ 32,2 milhões. Além da ligação entre Anchieta e Romelândia, foi pavimentado o acesso à comunidade de Sede Ouro, em Romelândia, com investimentos de R$ 3,3 milhões.

A obra teve a implantação de quatro interseções e de três quilômetros de terceiras pistas, segmento de travessia urbana, execução de sistema de drenagem, sinalização viária, paisagismo e recuperação de áreas degradadas.

Receba notícias de São Miguel do Oeste e região pelo WhatsApp do Oeste em Foco

ENTRE NO GRUPO
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias