Terça, 20 de Abril de 2021 10:25
(49) 99110-3040
Região Histórico!

Conheça a história de Mauricéia, a menina brincalhona e sorridente que morreu em um incêndio em Descanso

Seu Ermindo detalha sobre a vida da filha encontrada morta em escombros de uma casa consumida pelo fogo

02/04/2021 17h36 Atualizada há 2 semanas
Por: Geise Cabral Fonte: Oeste em Foco
Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal

Mauricéia era uma menina meiga, amorosa, brincalhona e sorridente, uma jovem cheia de sonhos. É assim que Ermindo Estraich descreve sua filha de 21 anos, encontrada morta em meio aos escombros de uma casa destruída por um incêndio na manhã de domingo (28), no Município de Descanso.

A jovem morava no local com o companheiro, que não estava no imóvel no momento da tragédia. O caso que é investigado como feminicídio e tem como suspeito o cunhado de Mauricéia que tentou fugir ao ser intimado pela polícia e mentiu em seu depoimento. Ele teve prisão preventiva decretada na segunda-feira (29) e está na Unidade Prisional Avançada (UPA) de São Miguel do Oeste.

A jovem de cabelos claros era reconhecida como uma garota sonhadora e dedicada, principalmente aos estudos.

“Por onde passou deixou apenas amizades e boas lembranças”,  relata o pai

Mauricéia havia se formado em fevereiro deste ano no curso de  Administração, estava feliz por ter concluído mais uma etapa, olhava sempre para frente, em busca do sucesso. A jovem morou em Descanso até os 4 anos de idade, depois seus pais acabaram se divorciando e a menina cheia de sonhos  foi viver com a mãe no Município de Tenente Portela, no Rio Grande do Sul, e ali permaneceu por 12 anos. Depois de completar seus 16 anos, voltou a morar com seu Ermindo e concluiu os estudos na Escola Everardo Backheuser. 

Quando se formou no ensino médio, Mauricéia começou a cursar Administração em uma universidade em São Miguel do Oeste.

“Em todos os lugares que ela estudou deixou uma marca com seu caráter e jeito de ser. Uma menina respeitosa, cheia de sonhos e alegria”, contou o pai.

Aos 18 anos, a jovem — que fazia estágio em uma construtora — decidiu morar com o companheiro em um apartamento no Centro de São Miguel do Oeste, porém, um ano depois, o casal retornou para Descanso, onde morou em uma casa cedida pela família. Após algum tempo, a jovem batalhadora juntamente com seu companheiro conseguiu comprar um terreno, construíram uma casa e se mudaram para o novo endereço. Em abril de 2021 completaria um ano que os dois moravam no local destruído pelo fogo na manhã de domingo. 

O último contato com o pai

Segundo seu Ermindo, os dois conversaram pela ultima vez na sexta-feira (26), quando Mauricéia foi até a casa dele para buscar água em um poço artesiano. O pai relatou que o semblante da filha era diferente  segundo ele, a filha parecia querer falar algo, mas não se abria:

“cheguei a perguntar se estava tudo bem e ela me disse que sim.” comentou o pai da jovem.

No domingo o pai da menina foi acordado com uma ligação de sua secretária informando que a casa da filha dele estava em chamas, perto das 6 horas da manhã.

“Fui até lá e estava tudo destruído. Quando pedi pela minha filha me bateu um desespero. Os bombeiros me falaram que estavam procurando ela, mas precisavam terminar de conter as chamas. Fui amparado por vizinhos, mas logo a confirmação da morte dela veio por um bombeiro”, recorda.

Mauricéia trabalhou em várias lojas tanto em São Miguel do Oeste como em Descanso, mas na última terça-feira (23), recebeu a proposta para trabalhar com seu pai.

“Ela aceitou, ficou feliz e contente. Estava tudo certo para começar a trabalhar comigo”, lembra seu Ermindo, que é dono de uma empresa de produtos naturais. 

A vida do casal 

Ermindo diz que não acompanhou de perto o relacionamento do casal, que inclusive chegaram a ficar pouco mais de um ano sem se encontrar. Ele afirma nunca ter ouvido da filha relatos de brigas entre os dois, porém, uma fonte revelou ao Oeste em Foco que o casal brigava com frequência.

“Tinha algumas informações de outras pessoas sobre problemas entre eles, mas com meus olhos nunca vi nada”, comentou Ermindo.

Ainda segundo o pai da jovem, no dia da tragédia, Mauricéia havia ligado para seu companheiro por volta das 2h30 da madrugada, pois ele havia saído para jogar canastra e ainda não havia retornado. Preocupada queria saber se ele gostaria que ela fosse buscá-lo, o jovem disse que não e pernoitou na casa do pai dele.

O corpo da jovem ainda não foi sepultado, pois a polícia espera outros exames para identificar a causa da morte. Contudo, uma análise preliminar apontou que ela estava com vida quando o fogo começou.

“A jovem respirou fumaça, o que demonstra que estava viva no momento do incêndio”, disse o delegado da Comarca de Descanso, Cléverson Müller. 

Ainda de acordo com o delegado, as investigações iniciaram no domingo de manhã. Ele revela que a suspeita de um possível incêndio criminoso foi levantada devido à hipótese de que a jovem era saudável e teria condições físicas de sair da residência em chamas e buscar auxílio.

Receba notícias de São Miguel do Oeste e região pelo WhatsApp do Oeste em Foco

ENTRE NO GRUPO

Leia também: Jovem morre carbonizada em incêndio em residência em Descanso  | Cunhado é suspeito de atear fogo em residência e matar jovem em Descanso

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Descanso - SC

Descanso - Santa Catarina

Sobre o município
Descanso destaca-se na economia pela agricultura, tendo maior parte de seu território rural. Antes de sua emancipação com o atual nome, era chamado de Nova Polônia ou Vila Polonesa. Tão presente foi a influência polonesa que as principais avenidas da cidade têm o nome de habitantes de origem polonesa. Hoje, no entanto, a maioria da população descansense tem origem italiana.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 10h15 - Fonte: Climatempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 29°

19° Sensação
15 km/h Vento
41.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Quinta (22/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias