Terça, 20 de Abril de 2021 11:26
(49) 99110-3040
Região Exames!

Exames comprovam que macacos morreram de febre amarela em Palma Sola

Animais foram encontrados mortos no interior de Palma Sola e tiveram resultado positivo para a doença

07/04/2021 19h26
Por: Júnior Recalcati Fonte: Oeste em Foco | ND+
Pixabay
Pixabay

Dois macacos encontrados mortos no início do mês de fevereiro em Linha São João, no interior de Palma Sola, tiveram resultado positivo para febre amarela. A informação foi divulgada pelo setor de epidemiologia do município.

Edite Cirino, enfermeira e responsável pelo setor epidemiológico municipal, explica que desde que os macacos foram encontrados a equipe da saúde já trabalhou como se o resultado fosse positivo.

Foram reforçadas visitas domiciliares das agentes de saúde e vacinados moradores que ainda não estavam imunizados.

“Orientamos toda população sobre a vacinação e cuidados que devem ser tomados. Agora com o exame positivo, tivemos a comprovação de que o vírus silvestre está circulando em nosso município”.

Edite salientou, ainda, que todas as ações foram feitas no momento que os animais foram encontrados. Agora, o município intensificará ainda mais a conscientização da população para a vacinação.

Segundo ela, o município só teve conhecimento da circulação do vírus graças aos macacos.

“Enfatizamos que os animais não são os vilões, eles nos avisam que o vírus está por perto. Graças a estes macacos é que descobrimos que temos a febre amarela em Palma Sola. Assim, conseguimos intensificar as medidas de proteção e conscientização”, afirmou a enfermeira.

Números em Santa Catarina

Segundo a DIVE (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina), com relação às epizootias, o Estado já recebeu, em 2021, a notificação de 430 primatas não humanos mortos ou doentes, sendo que em 111 ocorreu a confirmação para a febre amarela. Outras 33 epizootias (morte ou adoecimento de macacos) continuam em investigação para determinar a causa do óbito.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 11h15 - Fonte: Climatempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 14° Máx. 28°

20° Sensação
4 km/h Vento
68% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Quinta (22/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias