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Saúde Coluna Bruna Antunes

O hábito de deixar pra depois: procrastinação

Confira a coluna da psicóloga, Bruna Antunes, desta semana

09/04/2021 17h23 Atualizada há 1 mês
Por: Bruna Antunes Fonte: Oeste em Foco
Oeste em Foco
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Como você tem sido seus dias? Sente que não consegue terminar as coisas que começou ou que por vezes nem mesmo começa aqueles planos que tem em mente? Que está simplesmente dormindo e acordando, sem concretizar mudanças que realmente possam te proporcionar realizações ou de ter um novo sentido de vida? 

O que é procrastinação? 

Procrastinação pode ser definido como o comportamento de adiar tarefas importantes que precisam ser realizadas.

O procrastinador, encontra desculpas para realizar essas tarefas depois.

A procrastinação tem graus, começa geralmente com pequenas tarefas, rotineiras, que vão sendo deixadas de lado, deixadas pra resolver depois, o famoso “empurrar com a barriga” e vai se agravando com adiamento de tarefas mais importantes.  

A procrastinação começa quando acabamos encontrando desculpas para não realizar a tarefa naquele momento. Algumas vezes acreditamos não ser o “momento ideal”, mas existe sempre um momento ideal? Costumeiramente a segunda-feira, o primeiro dia do ano ou algum fator marcante são os pontos de partida para as decisões de começar alguma tarefa.

“Ah, segunda-feira eu inicio minha dieta, esse fim de semana tem aniversário do meu filho, como é que eu não vou comer?” ou “só espera eu entrar em férias que vou dar um jeito nesse armário, aí tenho mais tempo” ou ainda “assim que eu me formar vou começar a fazer exercícios, agora estudo dia e noite”. 

Quando seguimos com essas ideias, estamos simplesmente dando uma desculpa para racionalizar o motivo pelo qual não começamos a realizar nossas metas e objetivos ou seja, encontramos um motivo sólido perante os demais, para que caso a tarefa não aconteça, não haja cobranças por parte de ninguém, inclusive minha. Com frequência  a situação fica como responsável, pois, mesmo quando não estamos motivados o suficiente, podemos realizar o que for necessário.

Por exemplo, você queira iniciar um curso superior, mas está em duvida do que cursar e de qual instituição procurar.

Então, você começa a pesquisar, ler sobre possíveis áreas de seu interesse, campo de trabalho, remuneração, pesquisa as faculdades que fornecem o curso, valores, grade curricular, mas, aos poucos vai dando a desculpa de que é muito difícil e que não está preparado para começar, que não sabe como vai pagar, que não tem capacidade para passar no vestibular... 

O seu objetivo, que é fazer uma faculdade, começa a parecer bem difícil e, então, você desanima e aos poucos vai parando de pesquisar sobre o assunto. É assim que você enrola e nunca começa a fazer o que precisa ser feito. Isso é procrastinar. 

O mesmo acontece com aquela visita a um amigo que você prometeu, ao concerto da pia da cozinha que fica pingando, da faxina na garagem...

 Frases como “não preciso fazer isso agora”, “tem tempo ainda” e “vai dar tempo sim”, são comuns nessa demanda.

De forma geral, o cérebro humano “se rende” à procrastinação porque tem preferência pela recompensa imediata. Por isso, tende a lutar com tarefas que prometem vantagens futuras em troca de esforços no presente, como exemplo a pessoa que diz querer iniciar atividades física, mas prefere ficar na cama uma hora a mais, pois é bem melhor do que fazer caminhada; ou coloca o despertador para as 6h, mas prorroga para às 06:10, 06:20, 06:30.... E quando percebe lá se foram 30 minutos que você ficou “enrolando na cama”. 

É bem mais prazeroso receber uma recompensa imediata do que passar muito tempo fazendo algo em que só vai receber a recompensa depois.

Como então podemos fazer para livrar-nos da procrastinação?

Definir metas e prazos para realizar a tarefa;

Listar prioridades;

Reflita sobre o motivo de você estar deixando pra depois;

Faça uma coisa por vez;

Evite distrações externas, mantenha o foco na tarefa.

Saiba que você não é o único que pode estar nessa situação, mas a transformação só depende de você. 

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Bruna Antunes
Sobre Bruna Antunes
Bruna Antunes, natural de Descanso, tem 32 anos, é Bacharel em Psicologia pela UNOESC de São Miguel do Oeste e graduada em Administração de Pessoas pela Uniasselvi, e atua como psicóloga do CRAS de São João do Oeste. A coluna objetiva abordar temas relacionados à psicologia de forma clara a fim de agregar conhecimentos e facilitar a interpretação dos leitores. Além disso, Bruna destaca reflexões sobre a importância e os cuidados necessários com a saúde mental.
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