Quarta, 12 de Maio de 2021 21:06
(49) 99110-3040
Região Câmara!

Vereadores apresentam pedidos de obras e serviços de infraestrutura em São Miguel do Oeste

Entre as proposições estão sugestões de lombada, iluminação pública, calçamento, ponte e passarelas

15/04/2021 18h15 Atualizada há 4 semanas
Por: Geise Cabral Fonte: Oeste em Foco | Ascom
Divulgação
Divulgação

Durante a sessão ordinária de terça-feira (13), realizada por videoconferência, vereadores de São Miguel do Oeste apresentaram diversas proposições sugerindo obras e serviços de infraestrutura. Confira a seguir mais informações sobre as proposições.

LOMBADA FÍSICA

Gilmar Baldissera (Gica – PP) solicita à Administração Municipal que providencie a instalação de uma lombada física junto à Rua Sudoeste, no Bairro Santa Rita. O vereador pede também a instalação de placas de sinalização em ambos os lados e pintura sobre a lombada. Gica justifica que esta rua dá acesso à Creche Municipal do Bairro Santa Rita; que o trânsito de veículos aumentou muito no local; e que os pedestres estão cada dia mais vulneráveis. O pedido será enviado ao prefeito e ao secretário de Urbanismo.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Elói Bortolotti (PSD) solicita ao Executivo que elabore projeto e implante melhorias na rede de energia elétrica na via que liga o Bairro Morada do Sol até a sede da comunidade Alto Guamerim. Ele pede instalação de postes e iluminação de LED nesse trecho. Bortolotti também solicita a substituição da atual iluminação por lâmpadas de LED na Rua Prudente de Moraes, no Bairro Estrela, no trecho entre a Travessa Pedro Rodrigues até a Rua Tranquila Silvestre, no Loteamento Colinas.

“As vias indicadas são estratégicas nas comunidades e os moradores destes locais anseiam por iluminação pública de maior qualidade, em razão da segurança e bem-estar que a iluminação de LED proporciona”, ressalta o vereador, apontando ainda os inúmeros benefícios que este tipo de lâmpada possui, como a durabilidade e a economia. A indicação será enviada ao prefeito e ao secretário de Urbanismo.

COSIP

Carlos Agostini (MDB) apresentou requerimento de informação solicitando ao prefeito e ao secretário de Administração, Finanças e Gestão de Pessoas que informem qual o fundamento jurídico para majoração do valor da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (Cosip). O vereador pede qual a fórmula empregada para o reajuste da Cosip, e se há diferença entre valores da taxa da Cosip para residências e estabelecimentos comerciais no município de São Miguel do Oeste. Nesse caso, pede explicações sobre a fórmula aplicada.

CALÇAMENTO

Vagner Passos (PSL) solicita à Administração Municipal que recupere o calçamento na Rua Lauro Graeff, no Bairro Estrela, em frente ao número 207. O vereador justifica que nesse local há buracos no calçamento, o que prejudica o trânsito de veículos, motos e que está causando acidentes com pedestres.

“Para que traga maior segurança ao trânsito e para que se mantenha a conservação da rua, pedimos a recuperação do calçamento em pontos específicos, eliminando os buracos no calçamento da Rua Lauro Graeff”, ressalta Vagner. A indicação será enviada ao prefeito e ao secretário de Urbanismo.

PONTE

José Xavier e Paulo Drumm (PSD) solicitam ao Executivo que elabore projeto e estude a viabilidade de construir uma nova ponte e calçamento na Rua Alfredo Burgim, no Bairro Santa Rita. Os vereadores apontam que a situação atual da ponte causa perigo a quem transita pelo local, pois a estrutura está danificada. Eles informam que a manutenção é inviável, e que a construção de uma nova ponte traria solução por mais tempo e com menos gastos para o Município.

Em relação ao pedido de construção de calçamento, os autores da indicação ressaltam que quando chove, esta rua fica completamente alagada, com grandes buracos, o que gera transtorno aos moradores e motoristas que transitam diariamente no local. A indicação será enviada ao prefeito e ao secretário de Obras.

PASSARELAS

Vanirto Conrad (PDT) apresentou moção de apelo solicitando a implantação de uma passarela ligando a Rua Sete de Setembro, na esquina do Supermercado Vipi, ao Bairro Andreatta, e outra passarela em frente à Bregomar Veículos, sobre a Rua Willy Barth e BR-163. A intenção, conforme Vanirto, é diminuir os acidentes e dar mais segurança aos pedestres e munícipes.

Em relação à passarela na Rua Sete de Setembro, o vereador afirma que “o local tem ligação do centro da cidade ao Bairro Andreatta, e em horários de pico o risco é constante”. Já no trecho em frente à Bregomar Veículos, “é constante o número de pessoas e veículos que acessam ao Hospital Regional, situado nas proximidades, sendo que inúmeros acidentes têm ocorrido neste local”.

A moção será enviada à governadora em exercício, Daniela Reinehr; ao diretor-geral do Dnit, Antônio Leite dos Santos Filho; e ao secretário estadual de Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Miguel do Oeste - SC

São Miguel do Oeste - Santa Catarina

Sobre o município
Considerada a capital do Extremo-Oeste catarinense, distante cerca de 655 km da capital e 130 km de Chapecó, possui cerca de 40 mil habitantes. Esta é a maior cidade catarinense próximo à fronteira com a Argentina, polarizando importantes órgãos e instituições de saúde, educação, etc. É muito utilizada como ponto de parada de turistas argentinos, paraguaios e chilenos que visitam as praias catarinenses ou por brasileiros a caminho das Cataratas do Iguaçu.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 21h04 - Fonte: Climatempo
12°
Poucas nuvens

Mín. 12° Máx. 18°

12° Sensação
2 km/h Vento
87% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (13/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 22°

Sol
Sexta (14/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 22°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias