Domingo, 20 de Junho de 2021 04:45
(49) 99110-3040
Região Meio-ambiente!

Viveiro Municipal de Guaraciaba já produziu mais de 80 mil mudas

No montante estão árvores nativas, mudas de flores e chás

30/04/2021 13h08
Por: Júnior Recalcati Fonte: Oeste em Foco | Ascom
Divulgação
Divulgação

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Guaraciaba está divulgando um relatório dos trabalhos realizados no Viveiro Municipal, desde a sua implantação. A informação é do Secretário responsável Sérgio Thalheimer. Sérgio destaca que o Viveiro foi implantado no Município em 2017, e sua construção está localizada próximo à Escola Municipal Pedro Theobaldo Ritter, no Bairro Santa Terezinha.  

Um dado apresentado no relatório são a quantidade de mudas e a variedade que são produzidas. De 2017 a 2021 já foram produzidas mais de 80 mil mudas tanto de árvores nativas, como de mudas de flores e chás, sendo que a produção até o momento já beneficiou mais de 500 propriedades, além de instituições e espaços públicos.  

Thalheimer explica que quando construído, o Viveiro tinha como seu principal objetivo fazer com que o município melhorasse ainda mais na questão ambiental, uma vez que mudas de árvores são distribuídas para serem plantadas na preservação de nascentes, em escolas e também em trabalhos de consciência ambiental.  

As flores produzidas no Viveiro, por sua vez, são para embelezar espaços públicos, como por exemplo, a Praça Municipal Giuseppe Palú, além de canteiros das ruas, Instituições de ensino, o Estádio Municipal, Hospital, que recebem um novo visual após o plantio. 

Outra informação é de que são 110 espécies de árvores nativas produzidas junto ao Viveiro, o que é destaque devido à grande variedade, ressalta o responsável pelos trabalhos do Viveiro, Adriano Canzi.  

Espécies Nativas são as mais produzidas 

Com mais de 110 espécies somente em árvores nativas as mais procuradas pela população do município são Angico, Araucária, Caroba, Louro Preto e Branco, Açoita Cavalo, Cedro, Canjerana, Alecrim. Porém, a procura de árvores frutíferas nativas que somam 23 espécies tem bastante procura também. As mais pedidas são as mudas de jabuticaba, guabiroba, cereja, sete capotes e pitanga. 

Sementes para a produção das mudas são retiradas no próprio município 

A parte de produção das mudas exige bastante trabalho e ele também é minucioso. Conforme Adriano Canzi, que realiza esse trabalho, as sementes para a produção das mudas de árvores nativas são retiradas em sua maioria no próprio município, em colheitas de sementes realizadas periodicamente. 

Para retirar as mudas de árvores 

Os munícipes que desejam retirar mudas de árvores para o plantio podem ir diretamente ao Viveiro Municipal, e escolher as mudas desejadas. É importante levar uma caixa para o transporte das mesmas. 

O atendimento aos munícipes que desejam retirar as mudas acontecem em horário normal de expediente, sendo nas segundas, terças e quartas pela parte da manhã e nas quintas-feiras o dia todo. Nos demais dias e horários, a equipe realiza a produção das mudas e o trabalho a campo.  

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 04h29 - Fonte: Climatempo
13°
Muitas nuvens

Mín. Máx. 13°

13° Sensação
11.5 km/h Vento
95.5% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (21/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 14°

Sol com muitas nuvens e chuva
Terça (22/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 18°

Sol com muitas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias