Domingo, 20 de Junho de 2021 04:50
(49) 99110-3040
Região Projeto!

Hospital Regional de São Miguel do Oeste realiza “prontuário afetivo” com pacientes internados pela Covid-19

O prontuário afetivo contempla informações, repassadas pela família, como: personalidade do paciente, hobbies, apelido, como gosta de ser chamado, filhos, companheiro, onde trabalha, qual o animal de estimação, o que gosta de fazer e estilo de música preferido. Estas informações ficam ao lado de sua cama, tornando o atendimento mais leve no Hospital

10/05/2021 12h42 Atualizada há 1 mês
Por: Júnior Recalcati Fonte: Oeste em Foco
Divulgação
Divulgação

Com o intuito de humanizar o atendimento e trazer mais proximidade entre equipe assistencial e paciente, o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso idealizou o “prontuário afetivo”, com pacientes internados pela Covid-19. Criando uma abordagem mais pessoal com os pacientes. 

O prontuário afetivo contempla informações, repassadas pela família, como: personalidade do paciente, hobbies, apelido, como gosta de ser chamado, filhos, companheiro, onde trabalha, qual o animal de estimação, o que gosta de fazer e estilo de música preferido. Estas informações ficam ao lado de sua cama, tornando o atendimento mais leve no Hospital.

O projeto é coordenado pela equipe multiprofissional do Hospital Regional.

“Identificamos a importância de implantar este projeto aqui no hospital. Ao contatar os familiares percebemos o quanto eles ficam mais tranquilos ao saber que o ente querido está sendo bem cuidado, com um atendimento humanizado”, relata a assistente social, Roberta Dalmagro. 

“Não é somente um paciente, é um pai, uma mãe, um filho, o amor de alguém. Muitas vezes eles acordam e estão desorientados, sem saber onde estão e o que está acontecendo. Quando a equipe conhece um pouco mais sobre o cotidiano externo, consegue usar uma linguagem mais familiar, melhorando o acolhimento e transmitindo segurança e tranquilidade ao paciente.” Reforça a coordenadora da equipe multiprofissional, Ariana Silva. 

Proximidade por meio digital

Ao passar longos períodos no Hospital a saudade dos familiares bate, e a única companhia são os profissionais da saúde. Pensando nisso, a equipe multiprofissional também realiza chamadas de vídeo para os familiares de pacientes que apresentam condições de se comunicar com os familiares. 

A psicóloga hospitalar Daniela Filipini conta que as ligações são repletas de emoção, afeto e saudade.

“O contato do paciente com sua família, mesmo que através de vídeo chamada ou reprodução de áudios, tem sido reconfortante tanto para o paciente, quanto para o familiar que vive diariamente a angústia de ter um ente querido hospitalizado por uma doença tão grave”, relata.

Acompanhe os nossos canais

Facebook - Instagram - YouTube - Aplicativo

Receba notícias de São Miguel do Oeste e região pelo WhatsApp do Oeste em Foco

ENTRE NO GRUPO
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Miguel do Oeste - SC

São Miguel do Oeste - Santa Catarina

Sobre o município
Considerada a capital do Extremo-Oeste catarinense, distante cerca de 655 km da capital e 130 km de Chapecó, possui cerca de 40 mil habitantes. Esta é a maior cidade catarinense próximo à fronteira com a Argentina, polarizando importantes órgãos e instituições de saúde, educação, etc. É muito utilizada como ponto de parada de turistas argentinos, paraguaios e chilenos que visitam as praias catarinenses ou por brasileiros a caminho das Cataratas do Iguaçu.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 04h49 - Fonte: Climatempo
13°
Muitas nuvens

Mín. Máx. 13°

13° Sensação
12.2 km/h Vento
95.6% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (21/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 14°

Sol com muitas nuvens e chuva
Terça (22/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 18°

Sol com muitas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias