Quinta, 17 de Junho de 2021 13:25
(49) 99110-3040
Região São Miguel do Oeste

Projeto dá nome de Iracema Berti para ESF do Bairro São Luiz

Proposta de autoria de Moacir Fiorini homenageia pioneira que reside em São Miguel desde 1956

10/06/2021 09h55
Por: Júnior Recalcati Fonte: Oeste em Foco | Ascom
Arquivo
Arquivo

A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade, na terça-feira (8), o Projeto de Lei 56/2021, de autoria de Moacir Fiorini (MDB), que denomina de “Iracema Berti” a Estratégia Saúde da Família (ESF) do Bairro São Luiz, localizada na Rua John Kennedy. A homenageada nasceu em Gramado (RS) em 20 de setembro de 1937. Casou-se com Manoel Levino Berti, com quem teve nove filhos, 20 netos e 19 bisnetos.

Em 1956, com 19 anos, Iracema mudou-se para São Miguel do Oeste, residindo com seus pais próximo ao Estádio do Guarani. Após o casamento, residiram na Linha Canela Gaúcha, onde nasceram alguns de seus filhos; após alguns anos, Dona Iracema e família voltaram para São Miguel do Oeste.

Com as vendas das madeiras em Guaraciaba a família conseguiu comprar a chácara, que hoje é localizada no Bairro São Luiz. Com a formação do Bairro São Jorge, o local habitado pela família passou a pertencer à nova igreja; sendo assim, Iracema se tornou a primeira sócia-fundadora da sede católica do Bairro São Jorge.

Dona Iracema, como sempre, foi muito prestativa à comunidade, e nela realizou festas para arrecadar fundos para a construção da igreja, na qual foi a segunda associada. Abriu grupos de catequeses e grupos de idosos, nos quais foi voluntária por mais de 35 anos. Em 1997, juntamente com mais 56 sócios, fundou o grupo de idosos do Bairro São Luiz, sendo presidente do grupo. Em 2004 foi eleita a primeira princesa do grupo de idosos.

O projeto dando nome ao ESF foi aprovado em primeiro turno em sessão por videoconferência, e ainda passará por segunda votação antes de ser enviado para sanção.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Miguel do Oeste - SC

São Miguel do Oeste - Santa Catarina

Sobre o município
Considerada a capital do Extremo-Oeste catarinense, distante cerca de 655 km da capital e 130 km de Chapecó, possui cerca de 40 mil habitantes. Esta é a maior cidade catarinense próximo à fronteira com a Argentina, polarizando importantes órgãos e instituições de saúde, educação, etc. É muito utilizada como ponto de parada de turistas argentinos, paraguaios e chilenos que visitam as praias catarinenses ou por brasileiros a caminho das Cataratas do Iguaçu.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 13h13 - Fonte: Climatempo
16°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 16°

16° Sensação
10.9 km/h Vento
48% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (18/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 13°

Sol com muitas nuvens
Sábado (19/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 21°

Chuvoso
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias