Quinta, 17 de Junho de 2021 14:20
(49) 99110-3040
Estado Tempo

Depois de chuva e alagamentos, SC tem dias de sol e queda nas temperaturas

Chegada de uma massa polar em Santa Catarina deixará o tempo seco e com condição de geada em boa parte do Estado

11/06/2021 14h21 Atualizada há 5 dias
Por: Maico Zanotelli Fonte: ND+
Adriane Schina | Oeste em Foco
Adriane Schina | Oeste em Foco

Depois das fortes chuvas que trouxeram estragos em dezenas de municípios, o sol voltará a aparecer em Santa Catarina nos próximos dias. Porém, o clima seco virá acompanhado de uma frente fria, que obrigará os catarinenses a tirarem os cobertores e casacos do armário.

Segundo a Epagri/Ciram, já nesta sexta-feira (11), haverá o avanço de uma massa de ar frio e seco de origem polar no Sul do Brasil. Isso fará com que haja a predominância do  sol, mas com queda na temperatura, principalmente no período da tarde.

Já no fim de semana, há chances de geada do Oeste ao Planalto devido fenômeno, principalmente nas áreas mais altas. Além disso, o sol também continua predominando em todo o Estado.

Defesa Civil alerta para chances de rajadas, mar agitado e ressaca

Apesar da chuva dar uma trégua nesta sexta (11), a Defesa Civil emitiu dois alertas importantes para as próximas horas: risco de rajadas de vento e de mar agitado no litoral catarinense.

Segundo o órgão, a formação das rajadas é justamente por conta do afastamento da frente fria sobre o Estado. Por isso, os ventos passam a soprar do quadrante sul/sudoeste nesta sexta, com rajadas de 50 a 60 km/h. Porém, em algumas regiões, eles podem chegar aos 70 km/h.

Por conta disso há o risco moderado para ocorrências associadas a rajadas fortes de vento, principalmente no litoral.

Há chances de rajadas fortes de vento em toda a área amarela do mapa – Foto: Defesa Civil/Divulgação

Além disso, ainda de acordo com a Defesa Civil, há condições de mar agitado e risco moderado de ressaca entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, com chances de ondas de até 2,0 m de altura e picos de 2,5 m.

Risco moderado de ressaca e mar agitado deve atingir a Grande Florianópolis e o Litoral Sul – Foto: Defesa Civil/Divulgação

Estiagem no Oeste deve continuar na próxima semana

A chuva só deve volta à Santa Catarina no fim da próxima semana. Segundo a Epagri, até o dia 16 de junho, a previsão é de pouca chuva, principalmente no Oeste e no Meio-Oeste, mantendo a situação de estiagem na região.

Entre os dias 14 e 15 de junho, o tempo será estável com sol e poucas nuvens e temperatura mais baixa, próxima de 0ºC ao amanhecer com chances de geada, principalmente na Serra.

Já no dia 16 de junho, a previsão é de sol com aumento de nuvens em Santa Catarina.

Chuvas causaram estragos em ao menos 23 cidades

O tempo seco e com sol vem depois de um período de estragos em Santa Catarina. Ao menos 23 municípios relataram algum tipo de ocorrência em função das fortes chuvas que atingiram Santa Catarina nesta semana.

O número foi divulgado pela Defesa Civil do Estado no fim da tarde desta quinta-feira (10).

Devido aos altos acumulados registrados nos últimos dias o órgão emitiu aviso para o risco de deslizamentos para 28 cidades catarinenses, sendo Canelinha com alerta máximo e Tubarão e Camboriú em alerta.

Veja a previsão do tempo para os próximos dias:

Sexta-feira (11/06)

Tempo: manhã com mais nuvens em algumas regiões. No decorrer do dia, o sol predomina em todo o estado;Temperatura: em declínio, sobretudo a partir da tarde. A mínima ocorrerá à noite;

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas, mais intensas no Planalto Sul e Litoral;

Sistema: frente fria afastando-se do litoral de SC e avanço de uma massa de ar frio e seco de origem polar no Sul do Brasil.

Sábado e Domingo (12 e 13/06):

Tempo: seco e frio, com dias ensolarados em todas as regiões de SC; Temperatura: baixa ao amanhecer e no período noturno, com condição de geada especialmente nas áreas altas (acima de 700/800m) do Oeste ao Planalto, devido a massa de ar frio. Durante o dia, temperatura em elevação (agradável);

Vento: sudoeste a sudeste, passando a nordeste no decorrer do domingo, fraco a moderado.

Segunda-feira (14/06): 

Tempo: sol e algumas nuvens em SC, com nevoeiros ao amanhecer; Temperatura: mais baixa ao amanhecer com condição de geada nas áreas altas do Planalto Sul e Planalto Norte. No decorrer do dia, temperatura em elevação devido ao deslocamento da massa de ar frio para o oceano;

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado.

Clique Aqui para conferir imagens de Satelite.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 14h13 - Fonte: Climatempo
16°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 16°

16° Sensação
11.6 km/h Vento
44.9% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (18/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 13°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sábado (19/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 15°

Chuvoso
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias