Oeste em Foco - Facebook
Janeiro Roxo!
Secretaria de Saúde trabalha o mês Janeiro Roxo orientando sobre a Hanseníase em Guaraciaba
Orientações nos Postos de Saúde acontecem durante todo este mês
25/01/2019 12h45
Por: Júnior Recalcati
Fonte: Ascom
Cinthia Borsatto
Cinthia Borsatto

A Secretaria de Saúde de Guaraciaba aderiu a Campanha Mundial do mês de janeiro denominada Janeiro Roxo. Conforme informações da Secretária de Saúde Daiane Dorigon, neste mês a atenção é redobrada para orientações sobre a doença Hanseníase.

Daiane explica que essa doença que antigamente era conhecida como lepra e é causada por uma bactéria, que atinge especialmente as células da pele e células nervosas. Conforme ela, apesar da Hanseníase ser uma doença que afeta a pele, não é possível transmitir num aperto de mão, num abraço ou compartilhando copos, talheres ou pratos. A hanseníase é adquirida em contato direto com portador da doença, através das vias respiratórias, gotículas da saliva que saem quando a pessoa tosse, fala, espirra ou contato direto boca a boca.

Os principais sintomas da doença são manchas brancas ou avermelhadas pelo corpo, queda dos pelos nas áreas das manchas, perda da sensibilidade pelo calor ou frio, e dor onde se localizam as manchas, sensação de formigamento, dor nos nervos das pernas, braços e pescoço, além de caroços pelo corpo.

Conforme a Secretária é preciso ficar alerta quanto aos sintomas. Ela explica ainda que a qualquer sinal mencionado os munícipes devem procurar seus ESFs. A Hanseníase tem cura, independente do tempo que a pessoa tem a doença. O tratamento é gratuito e fornecido pelo SUS, com medicação em torno de seis meses até um ano.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários