Sábado, 25 de Setembro de 2021
13°

Poucas nuvens

São Miguel do Oeste - SC

Região Exemplo!

Idoso de 81 anos volta a estudar no Oeste e garante: ‘vou ser um bom aluno’

Seu Manoel Weber voltou ao quarto ano do Ensino Fundamental, já que perdeu a mãe aos nove anos e precisou parar de estudar

03/08/2021 às 17h22
Por: Júnior Recalcati Fonte: ND+
Compartilhe:
Cejax
Cejax

A sala de aula sempre foi uma lembrança distante, mas que nunca deixou de existir. Era um tempo difícil em que poucos tinham a chance de estudar. Os professores eram rígidos e os alunos castigados fisicamente caso desobedecessem. A tabuada ele sabe de cor até hoje e diariamente, tira um tempo para ler o jornal.

Seu Manoel Weber não conseguiu completar o quarto ano do ensino fundamental porque aos nove anos perdeu a mãe e precisou parar os estudos para ajudar a família. Mas, a partir de agora, aos 81 anos, ele começa a escrever uma nova história, daquelas que inspiram qualquer um.

Entusiasmado, seu Manoel chegou cedo ao Centro de Educação de Jovens e Adultos de Xaxim (Cejax), para o primeiro dia de aula.

“Estou ansioso para saber o que vão me ensinar. Quero aprender fazer mais contas, sou bom com os números, e quem sabe a letra melhora (risos)”, fala seu Manoel ainda no corredor.

Ao entrar na sala de aula, o sinal da cruz é um pedido de proteção aos céus. Antes de sentar pediu à professora autorização para usar a boina, numa tarde de inverno. Quando a aula começou, os olhos brilharam e a atenção às orientações da professora lembram um menino encantado pelo novo.

Seu Manoel deve frequentar o Cejax três vezes por semana. O aluno mais velho do Centro de Educação promete cumprir as obrigações à risca.

“Serei um bom aluno, vou escutar o que a professora explicar. A gente tem uma certa idade já, mas quem disse que tem idade para aprender”, afirma.

Segundo a diretora do Cejax, Marinalva Grando, mesmo que seu Manoel saiba ler, escrever e domine contas matemáticas básicas, ele terá que refazer o processo de alfabetização.

“Como faz muitos anos que ele está fora da sala de aula, terá que passar pela alfabetização, com introdução às letras, leituras, números e um pouco de história”, explica Marinalva.

  ACOMPANHE OS NOSSOS CANAIS!  

Facebook - Instagram - TwitterYouTube - Aplicativo - Google News

Receba notícias de São Miguel do Oeste e região pelo WhatsApp do Oeste em Foco

ENTRE NO GRUPO
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias