Quinta, 21 de fevereiro de 2019
(49) 98895-5546
Saúde

10/02/2019 às 23h26 - atualizada em 11/02/2019 às 07h58

Sandro Risso

Chapecó / SC

Como é a cirurgia da Prótese de Joelho
Quando fazer?
Como é a cirurgia da Prótese de Joelho

Na última semana da série de entrevistas que aborda problemas ortopédicos, o médico ortopedista Mauricio Fabiani fala sobre Prótese de Joelho.


Nos últimos trinta anos, o desenvolvimento de implantes artificiais foi sem dúvida, o avanço cirúrgico mais notável do século XX, na área da cirurgia ortopédica.


A prótese de joelho, cientificamente chamada de artroplastia de joelho, consiste na colocação de uma peça artificial como substituição da articulação, em casos de artrite, artrose ou trauma, por exemplo.


A cirurgia de prótese de joelho ou artroplastia total do joelho tem se tornado cada vez mais popular. A ideia é, em princípio, corrigir no joelho qualquer grau significativo de destruição articular, deformação e perda de mobilidade. Isso pode ser feito cirurgicamente de modo eficiente, com consequente reposição da morfologia e biomecânica.


O objetivo da prótese do joelho é o de restabelecer a forma e alinhamento da articulação, devolvendo-lhe a estabilidade e a mobilidade suprimindo-se ao máximo a dor.


Qual a Indicação de prótese do joelho


A indicação fundamental da artroplastia total do joelho apoia-se num sintoma básico: a dor. Não há dúvida de que a incapacidade funcional e as deformidades graves sejam fatores importantes, mas a dor é o sintoma que, na maioria das vezes, leva o paciente ao médico.


O paciente “ideal” para a cirurgia deve apresentar dor de natureza moderada ou grave em atividades normais da vida diária e, eventualmente, em repouso. A dor é crônica, progressiva e resiste a todos os métodos conservadores de tratamento.


Como é a recuperação após a cirurgia


A recuperação da cirurgia de colocação da prótese de joelho pode variar de 3 a 6 semanas. A depender do caso, o paciente começa por movimentar o joelho 2 a 3 dias após a cirurgia e começa a andar assim que tiver recuperado o controle muscular, geralmente orientado por um fisioterapeuta e com a ajuda de um andador nos primeiros dias.


Aos poucos é possível retomar a maior parte das atividades do dia a dia, sendo apenas recomendado evitar algumas posições como ficar de cócoras ou levantar muito os joelhos. Além disso, a prática de exercícios com impacto elevado ou que forcem a flexão do joelho devem ser evitadas.


A fisioterapia para prótese de joelho deve ser iniciada antes da cirurgia e retomada logo no 1º dia pós-operatório. Os objetivos são aliviar a dor e o inchaço, melhorar os movimentos do joelho, e fortalecer os músculos.

FONTE: Maurício Fabian | Oeste em Foco

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Sandro Risso

Sandro Risso

Blog/coluna A coluna Saúde em Foco destaca assuntos relevantes com uma releitura dos principais acontecimentos, teorias e práticas da área. O objetivo é trazer informações que possam auxiliar os leitores no dia a dia, seja para tomar decisões ou simplesmente para aqueles que buscam subsídios em suas argumentações. O colunista, Sandro José Risso, preza pelo elo entre o leitor e o escritor a fim de agregar valores à manutenção e melhoria na saúde de seus seguidores.
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium