Sábado, 25 de Setembro de 2021
13°

Poucas nuvens

São Miguel do Oeste - SC

Região Assista!

VÍDEO: Moradores gravam hidrômetro registrando ar encanado em São Miguel do Oeste

Apesar da polêmica da cobrança por ar ou não, a Casan destaca que é possível entrar ar nas tubulações, em duas situações específicas, mas em nenhuma delas o usuário será onerado

12/09/2021 às 16h27 Atualizada em 14/09/2021 às 21h08
Por: Júnior Recalcati Fonte: Oeste em Foco
Compartilhe:
Oeste em Foco
Oeste em Foco

Como se não bastasse a situação crítica nos reservatórios de São Miguel do Oeste, os moradores convivem, ainda, com outra dor de cabeça: a suposta cobrança por ar. Não sai uma gota sequer das torneiras, mas o hidrômetro (aparelho que registra o consumo de água), continua girando e marcando um gasto que supostamente não existe. Parece até que nos canos corre uma espécie de "água fantasma".

Consumidores fizeram vídeos mostrando o hidrômetro de casa em funcionamento mesmo sem correr água nas torneiras e chegaram à conclusão que podem ser taxados pelo ar que passa por dentro do encanamento.

Apesar da polêmica da cobrança por ar ou não, a Casan destaca que é possível entrar ar nas tubulações em duas situações específicas, mas em nenhuma delas o usuário será onerado:

- Por ocasião dos serviços de manutenção ou reparo das redes;

 - Quando o abastecimento é feito de forma intermitente;

Conforme a companhia, nos dois casos o ar tem um valor insignificante e o usuário não é prejudicado por uma característica técnica: quando ocorre a despressurização da rede (devido a uma suspensão do fornecimento de água), o volume de água existente na tubulação entre a caixa d’água e o hidrômetro retorna para a rede, havendo então registro no hidrômetro deste volume de água no sentido inverso. Quando a rede de distribuição volta a ser pressurizada, o referido volume de ar que passou pelo medidor equivale ao volume de água que retrocedeu na despressurização da rede.

É muito comum a Companhia receber vídeos caseiros mostrando o "relógio se mexendo" mesmo com a torneira fechada. Invariavelmente esses vídeos servem para comprovar exatamente o que os técnicos e fabricantes informam a respeito do assunto: o ar gira nos dois sentidos, estabelecendo um equilíbrio entre o ar que entra e o ar que sai.

A Casan frisa, por fim, que a melhor maneira de reduzir o valor das contas é por meio do uso racional da água, evitando desperdícios, verificando vazamentos e, principalmente, economizando água.

  ACOMPANHE OS NOSSOS CANAIS!  

Facebook - Instagram - YouTube - Aplicativo - Google News

Receba notícias de São Miguel do Oeste e região pelo WhatsApp do Oeste em Foco

ENTRE NO GRUPO
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Miguel do Oeste - SC
São Miguel do Oeste - SC
Sobre o município Considerada a capital do Extremo-Oeste catarinense, distante cerca de 655 km da capital e 130 km de Chapecó, possui cerca de 40 mil habitantes. Esta é a maior cidade catarinense próximo à fronteira com a Argentina, polarizando importantes órgãos e instituições de saúde, educação, etc. É muito utilizada como ponto de parada de turistas argentinos, paraguaios e chilenos que visitam as praias catarinenses ou por brasileiros a caminho das Cataratas do Iguaçu.
São Miguel do Oeste - SC Atualizado às 05h46 - Fonte: ClimaTempo
13°
Poucas nuvens

Mín. 12° Máx. 26°

Dom 29°C 13°C
Seg 31°C 16°C
Ter 30°C 19°C
Qua 27°C 19°C
Qui 39°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias