Oeste em Foco - Facebook
Reconhecimento!

Vereador Odemar Marques homenageia esposa do primeiro médico de São Miguel do Oeste

Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher ocorreu no Salão Nobre Atílio Luiz Calza na noite desta quinta-feira (7).

07/03/2019 23h05
Por: Júnior Recalcati
Fonte: Oeste em Foco
Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal

O vereador Odemar Marques (PDT) prestou homenagem a esposa do primeiro médico de São Miguel do Oeste na noite desta quinta-feira (7) no Salão Nobre Atílio Luiz Calza. Em Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira (8), o parlamentar foi representado pelo presidente do Legislativo, Everaldo Di Berti (PSD), e do assessor, Júnior Recalcati.

Marques não pôde comparecer ao ato devido a um procedimento cirúrgico. Mesmo ausente, o vereador estendeu seus cumprimentos aos familiares da homenageada e revelou se sentir triste por não poder fazer parte deste momento tão importante.

Anualmente, diversas mulheres são homenageadas na Galeria Lilás exposta no Hall de entrada da Câmara de Vereadores. O objetivo é valorizar as mulheres que tiveram grande influência na comunidade migueloestina.

Foto: Tiarajú Goldschmitd | Câmara de Vereadores

SAIBA MAIS SOBRE MARIA DE LOURDES BALÃO MISSEN

Maria de Lourdes Balão Missen nasceu em Curitiba (PR) no dia 23 de outubro de 1924. Chegou à antiga Vila Oeste em 1950 na companhia do marido, Guilherme José Missen, e dos filhos Elizabeth e Marco Antônio. Mais tarde, teve ainda outros dois filhos, Margareth e Cláudio Augusto.

Sua chegada em São Miguel do Oeste foi marcada por muitos desafios, como, por exemplo, a falta de eletricidade, água, comunicação e diversos outros recursos essenciais. Com o desenvolvimento da cidade, Maria e seu companheiro idealizaram o Natal das Crianças Carentes, onde distribuíam brinquedos que mandavam buscar na capital paranaense a fim de contribuir com a alegria de algumas famílias.

Considerada pela família exímia doceira, " Vó Ia " como era chamada, proporcionava aos netos deliciosas festas de aniversário. 

De temperamento afável, bondosa e generosa, Maria auxiliava o marido, que era médico, com os pacientes internados no hospital da família, oferecendo palavras de conforto, sorriso espontâneo ou um chá preparado com muito carinho, no intuito de melhorar o dia de quem cruzasse o seu caminho.

Pessoa muito simples e de grande coração, estava sempre pronta para ajudar a quem quer que fosse.

" Vó Ia " faleceu em oito de março de 2018, no Dia Internacional da Mulher, e deixa um legado valioso. Além de seu amor pelo próximo, ficam quatro filhos, nove netos e seis bisnetos que preservam a lembrança deste ser inesquecível.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários