Sábado, 16 de Outubro de 2021
16°

Muitas nuvens

São Miguel do Oeste - SC

Segurança Pública Trânsito!

VÍDEO: Falta de atenção no trânsito de São Miguel do Oeste pode gerar acidentes graves

Atitudes corriqueiras ao volante, como o manuseio do celular, ajuste do rádio e, até mesmo, conversar com passageiros são as principais causas de acidentes no trânsito

21/09/2021 às 13h32 Atualizada em 24/09/2021 às 23h03
Por: Júnior Recalcati Fonte: Oeste em Foco
Compartilhe:
Oeste em Foco | Reprodução
Oeste em Foco | Reprodução

A falta de atenção dos motoristas é a causa de muitos acidentes no trânsito de São Miguel do Oeste. E são vários os fatores que levam para esse resultado, como o uso de celular enquanto dirige e a não observância dos sinais de trânsito. Com isso, fica evidente a necessidade da conscientização das pessoas acerca desses riscos. Afinal, quando acidentes são gerados por falhas humanas é possível prevenir e evitar que eles aconteçam. Nestes casos, agir corretamente e de forma prudente passa a ser uma escolha.

A falta de sinalização ou problemas mecânicos, apesar de preocupantes, são questões pouco representativas quando o assunto são os fatores que mais geram acidentes no trânsito.

A grande maioria é gerada por falhas humanas. Ou seja, provocadas pela negligência, imperícia e imprudência dos condutores.

Não à toa, as fontes de distração ao volante, como o manuseio do celular, o uso do rádio, a busca de objetos no porta-luvas até mesmo, conversar com passageiros, são responsáveis por cerca de 80% dos acidentes de trânsito.

O ato de dirigir envolve memória, atenção, tomada de decisões em um ambiente repleto de informações, portanto, segundos de desatenção já podem causar estragos tremendos. Nessa realidade, o uso do celular no trânsito é uma das atitudes mais perigosas para condutores e passageiros. Uma tarefa simples, como o ajuste do rádio, onde o tempo de desatenção do condutor é de 1,5 segundos em média pode parecer pouco, mas já é o bastante para provocar um acidente. E para isso ele nem precisa estar em alta velocidade.

Há 60 km/h o condutor distraído pode percorrer 25 metros sem olhar para a via. O mesmo pode acontecer, quando por exemplo, esse condutor tem segundos de desatenção para buscar um objeto no porta-luvas. Se for à noite, a situação é ainda pior.

Ao baixar a cabeça para abrir o porta-luvas o condutor fica submetido a um ambiente escuro. Ao voltar o olhar para a pista, sua visão pode ser ofuscada pelo farol de outros veículos. Quando isso acontece, leva de 3 a 4 segundos até o condutor recuperar a capacidade de enxergar. A desatenção gera uma série de desdobramentos que podem interferir na habilidade de condução, no controle de velocidade e no tempo de processamento das informações, deixando a capacidade de reação mais lenta do que em condições normais. Nesta realidade, o risco de acidente é um destino certo.

Apesar da problemática, fazer com que esses dados alterem a maneira de pensar das pessoas não é uma tarefa simples. Em meio a tantos hábitos que as pessoas adquirem, mudar de atitude requer esforço e principalmente determinação para que ela aconteça. Por isso, antes de entrar no carro, nem que seja para ir até na esquina, lembre das responsabilidades que você tem ao volante.

Seja você a diferença que o trânsito precisa. Mantenha o foco na via, respeite a sinalização e evite qualquer atitude que possa desviar a sua atenção. É adotando atitudes assim que você contribui com a manutenção da paz e da segurança, em um espaço utilizado por todos os cidadãos.

  ACOMPANHE OS NOSSOS CANAIS!  

Facebook - Instagram - YouTube - Aplicativo - Google News

Receba notícias de São Miguel do Oeste e região pelo WhatsApp do Oeste em Foco

ENTRE NO GRUPO
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Miguel do Oeste - SC
São Miguel do Oeste - SC
Sobre o município Considerada a capital do Extremo-Oeste catarinense, distante cerca de 655 km da capital e 130 km de Chapecó, possui cerca de 40 mil habitantes. Esta é a maior cidade catarinense próximo à fronteira com a Argentina, polarizando importantes órgãos e instituições de saúde, educação, etc. É muito utilizada como ponto de parada de turistas argentinos, paraguaios e chilenos que visitam as praias catarinenses ou por brasileiros a caminho das Cataratas do Iguaçu.
São Miguel do Oeste - SC Atualizado às 18h56 - Fonte: ClimaTempo
16°
Muitas nuvens

Mín. 14° Máx. 21°

Dom 19°C 13°C
Seg 22°C 12°C
Ter 20°C 12°C
Qua 23°C 9°C
Qui 24°C 10°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias