Sábado, 16 de Outubro de 2021
16°

Muitas nuvens

São Miguel do Oeste - SC

Santa Catarina Covid-19

Irmãos que recusaram vacina da Covid morrem em intervalo de 8 dias em SC

Familiares, que também não tinham se vacinado, procuraram o posto de saúde para serem imunizados após as mortes

22/09/2021 às 18h55
Por: Maico Zanotelli Fonte: NSC
Compartilhe:
Arquivo / NSC Total
Arquivo / NSC Total

Três irmãos morreram por Covid-19 em um intervalo de oito dias em São João do Sul, no Sul catarinense. Segundo a prefeitura do município, o trio não aceitou ser vacinado contra o coronavírus. Familiares que também tinham negado a imunização, procuraram o posto de saúde após as mortes.

As vítimas eram duas mulheres com 53 e 51 anos, respectivamente, e um homem de 48. Os irmãos trabalhavam como agricultores. Com a vacinação por faixa etária iniciada em junho no Estado, o trio já poderia estar completamente imunizado quando contraiu a doença.

Segundo a secretária de saúde de São João do Sul, Rejane Elíbio de Borba, os irmãos foram procurados diversas vezes para serem vacinados. A busca ativa foi a opção adotada após a recusa. Mesmo assim, eles optaram por não serem imunizados.

— Em função disso eles foram contaminados. Os três acabaram internados e os sintomas não pararam de evoluir. Eles foram levados para a UTI e depois intubados. Dois deles morreram no mesmo dia —  contou a secretária de saúde.

As primeiras mortes aconteceram no dia 13 de setembro. Na data faleceram a irmã mais velha e o irmão mais novo. Os dois foram sepultados no município.

A irmã do meio ficou hospitalizada por 21 dias. Ela teve problemas renais e chegou a ser submetida a traqueostomia. Na terça-feira (21), a mulher faleceu. Seu sepultamento aconteceu no mesmo cemitério dos irmãos.

Segundo Rejane, esse foi um caso atípico no município. A secretária conta que a vacinação contra o coronavírus seguiu sem grandes problemas e atualmente adolescentes são imunizados.

Dados da Secretaria de Estado da Educação (SED) contabilizam 13 mortes pela Covid-19 no município. Foram confirmados 1.032 casos desde o início da pandemia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias