Sábado, 16 de Outubro de 2021
16°

Muitas nuvens

São Miguel do Oeste - SC

Santa Catarina Temporais

Municípios do Oeste de SC decretam situação de emergência devido às fortes chuvas

Bom Jesus está entre os municípios mais atingidos pela chuva de granizo

24/09/2021 às 13h03
Por: Maico Zanotelli Fonte: ND+
Compartilhe:
DCSC / NF
DCSC / NF

As fortes chuvas registradas em Santa Catarina nos últimos dias mobilizaram a DCSC (Defesa Civil de Santa Catarina). Foram registradas situações em pelo menos 18 cidades do Estado. A região Oeste foi a mais atingida.

Para agilizar as ações de resposta, a DCSC já liberou 37.685 telhas, 1.965 cumeeiras, 91 kits de acomodação e 102 colchões. Os itens de assistência humanitária representam o investimento de R$ 1.455.641,77 até o presente momento.

Ainda nesta quarta-feira (22) o município de Bom Jesus, no Oeste de Santa Catarina, recebeu o carregamento de telhas para as famílias atingidas pelo granizo. “O foco do Governo do Estado e da DCSC é dar uma resposta sempre mais rápida”, disse o chefe da DCSC, David Busarello.

O suporte técnico para as prefeituras foi realizado por cinco coordenadorias regionais da DCSC que foram mobilizadas nas ações. Por solicitação dos municípios os coordenadores regionais da DCSC realizaram vistorias e prestaram apoio na confecção dos documentos necessários para a decretação de Situação de Emergência.

Entre os municípios afetados estão Abelardo Luz, Bom Jesus, Canoinhas, Entre Rios, Ipuaçu, Lages, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde, Ponte Serrada, São Bernardino, São Domingos, São Lourenço, Seara, São João do Sul, Timbó Grande, Vargeão e Xanxerê. Até o momento, seis municípios decretaram Situação de Emergência: Abelardo Luz, Bom Jesus, Ipuaçú, Marema, Ouro Verde e Timbó Grande.

Sistema de Avisos e Alertas

Santa Catarina está localizada numa das regiões mais favoráveis para a formação de tempestades severas e eventos meteorológicos intensos da América do Sul, como tornados e microexplosões. Com base nessa realidade o Governo do Estado investiu pesado nos últimos anos estruturando a DCSC no desenvolvimento de um sistema de monitoramento eficiente.

Atualmente, todo território catarinense é coberto por uma rede de radares meteorológicos, por imagens de satélite em tempo real e centenas de estações meteorológicas. O monitoramento é realizado 24 horas por dia por uma equipe especializada que fornece informações antecipadas e confiáveis à população.

As informações são repassadas para os catarinenses por meio do site da DCSC, redes sociais, emissoras de TV por assinatura, mensagens SMS, e grupos de WhatsApp para imprensa e agentes de proteção e defesa civil.

“É fundamental que os catarinenses se mantenham informados a respeito dos riscos que estão expostos”, comentou Busarello. De acordo com ele, com base nos avisos e alertas emitidos pela DCSC a população pode se preparar de forma mais eficiente para o impacto dos eventos meteorológicos tão recorrentes em nosso Estado.

Para receber os avisos e alertas da DCSC basta enviar uma mensagem de texto SMS para o número 40199 contendo no corpo do texto apenas o Código de Endereçamento Postal (CEP) que deseja ser monitorado.

#CLIQUE AQUI E CONFIRA IMAGEM DE SATELITE#

Previsão do tempo

Quinta-feira (23)

A previsão do tempo da DCSC indica muitas nuvens e condições para chuva entre o Litoral e Vale do Itajaí. Do Oeste ao Litoral Sul, áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão em formação no RS, favorecem o aumento de nuvens e pancadas isoladas de chuva com trovoadas a partir do final da manhã.

À tarde as temperaturas máximas chegam aos 28°C no Oeste e nas demais regiões oscilam entre 18 e 21°C. O vento passa a predominar do quadrante leste/nordeste com intensidade fraca e algumas rajadas. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas às condições de tempo.

Sexta-feira (24)

A instabilidade associada à baixa pressão com centro no RS, mantém a condição para chuva com trovoadas e temporais isolados em todas as regiões do Estado nesta sexta-feira. Ao amanhecer as temperaturas mínimas se aproximam dos 8°C no Planalto Sul e variam entre 12 e 14°C nas demais regiões. À tarde as temperaturas máximas não sobem muito, devido à cobertura de nuvens e a chuva e variam entre 16 e 22°C. O vento passa de nordeste/noroeste para sul no decorrer do dia, com intensidade fraca a moderada. O risco é moderado ocorrências associadas aos temporais.

Sábado (25)

O sábado vai contar com a presença de muitas nuvens e condições para chuva fraca no Litoral e áreas próximas. Nas demais regiões do Estado, o sol aparece entre nuvens. A temperatura mínima varia entre 7 e 10°C do Oeste ao Planalto Sul e entre 13 e 16°C nas demais regiões.

À tarde as máximas se aproximam dos 30°C no Oeste e variam entre 17 e 22°C nas demais regiões. Não há risco para ocorrências associadas às condições de tempo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias