Quarta, 27 de Outubro de 2021
21°

Poucas nuvens

São Miguel do Oeste - SC

Oeste Catarinense Tudo verde!

Plantas aquáticas mudam cenário do Rio das Flores no Extremo-Oeste

Apesar da beleza, o fenômeno conhecido como eutrofização traz preocupações como a redução da oxigenação da água causando a mortandade de peixes, entre outros problemas

07/10/2021 às 13h49 Atualizada em 09/10/2021 às 10h07
Por: Júnior Recalcati Fonte: Oeste em Foco
Compartilhe:
Gelson Dal Aqua
Gelson Dal Aqua

Uma grande quantidade de plantas aquáticas modificou a paisagem do Rio das Flores entre Bandeirante e Belmonte. Trazidas pela correnteza, as plantas que boiam em quase toda a extensão do rio são chamadas de macrófitas, e se concentram nas nascentes de rios e riachos.

De acordo com o biólogo Jackson Preuss, essas plantas geralmente aparecem em grande quantidade após a ocorrência de chuva forte ou contaminação da água. A cena impressionante foi registrada na comunidade de Linha Riqueza, no interior de Bandeirante, ainda no final do mês de agosto.

Conforme Preuss, apesar da beleza, o fenômeno conhecido como eutrofização traz preocupações como a redução da oxigenação da água causando a mortandade de peixes, entre outros problemas.

A Polícia Militar Ambiental (PMA) também realizou coleta de material para análise, pois o surgimento dessas plantas também pode caracterizar algum tipo de poluição causada por resíduos industriais, humano e animal, além de defensivos agrícolas.

Segundo o comandante da PMA, tenente Alcenir Luis Minuscolli, os primeiros resultados apontam a presença de nitrogênio, nitrato e fósforo total na água, o que contribuiu para a proliferação das plantas. As investigações seguem a fim de identificar a origem do problema.

  ACOMPANHE OS NOSSOS CANAIS!  

Facebook - Instagram - YouTube - Aplicativo - Google News

Receba notícias de São Miguel do Oeste e região pelo WhatsApp do Oeste em Foco

ENTRE NO GRUPO
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias