Terça, 30 de Novembro de 2021
27°

Poucas nuvens

São Miguel do Oeste - SC

Saúde COLUNA BRUNA ANTUNES

Conhecendo o trabalho do psicólogo Cognitivo-Comportamental : Uma terapia eficaz

Confira a coluna da psicóloga, Bruna Antunes, desta semana

15/10/2021 às 11h40 Atualizada em 19/11/2021 às 14h41
Por: Bruna Antunes Fonte: Oeste em Foco
Compartilhe:
Oeste em Foco
Oeste em Foco

Entre as abordagens (formas de trabalho) existentes na Psicologia, a terapia cognitivo-comportamental se destaca por sua base científica e suas estratégias de intervenção diretas sobre a demanda do paciente. 

A Terapia Cognitiva é uma forma focalizada de psicoterapia em que o psicólogo e o paciente trabalham juntos para identificar e modificar as situações que incomodam o paciente, através da identificação de seus pensamentos, comportamentos e emoções.

A TCC entende que aquilo que uma pessoa faz se baseia no que ela pensa e em como ela se sente diante das situações da vida.

De início, o trabalho do psicólogo é identificar os padrões de comportamento do paciente, conhecendo quais foram os problemas que levaram a pessoa a buscar terapia e entender quais pensamentos, emoções e comportamentos estão envolvidos nessas situações.

O foco da terapia são as dificuldades vivenciadas nessa relação entre emoção, pensamento e comportamento. As intervenções realizadas pelo profissional, são direcionadas para a modificação de aspectos disfuncionais e a sua substituição por processos mais saudáveis.

A TCC é uma técnica que chamamos de educativa, pois trabalha de forma dinâmica, fazendo com que o paciente aprenda a como agir em situações que antes fugiam do controle, aprendendo a se instrumentalizar com as técnicas a fim de que ele seja capaz de mediar sozinho seus processos mentais no futuro.

Muitos pacientes são expostos a situações que não conseguem lidar de forma positiva. É preciso construir estratégias de enfrentamento quando o contexto externo apresenta poucas possibilidades de mudança para a diminuição da sobrecarga, adequando o entendimento do paciente para que ele desenvolva habilidades de enfrentamento dessas situações

 Para isso, as técnicas de terapia cognitivo-comportamental são partes fundamentais da atuação na clínica.

A Psicoeducação, É a explicação de questões importantes do tratamento psicológico ao paciente. Ela deve ser feita da forma mais simples e didática possível, de acordo com a linguagem de cada pessoa. Aqui o paciente aprende como irá funcionar o processo psicoterápico e entende a função de si mesmo dentro do processo de melhora.

Muito comum na terapia cognitivo-comportamental, o foco da abordagem é a relação entre pensamento e comportamento, sendo essencial identificar os elementos disfuncionais. Para isso, o psicólogo pede que o paciente registre os pensamentos desagradáveis que surgem em determinadas situações. Essa tarefa ajuda o paciente a tomar consciência de si, do que pensa e sente quando enfrenta um problema. Essa é uma técnica fundamental no processo terapêutico da TCC. Além do registro dos pensamentos, o paciente também relata através de registro suas emoções e comportamentos. 

PENSAMENTO SENTIMENTO COMPORTAMENTO

“Sou inútil” Tristeza Não realizar minhas tarefas

O Questionamento socrático  é uma das técnicas de terapia cognitivo-comportamental, onde o psicólogo vai fazer uma série de perguntas com o objetivo de ajudar o paciente a aprofundar sua compreensão sobre os próprios pensamentos.

Ao fazer perguntas, ele constrói possibilidades para que os pacientes compreendam melhor seus pensamentos e tomem suas próprias decisões, fazendo com que consigam identificar seus pensamentos e comportamentos disfuncionais. 

Também existem aprendizagens voltadas às emoções, com objetivo de controlar as respostas negativas às situações externas que não podem ser modificadas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bruna Antunes
Bruna Antunes
Sobre Bruna Antunes, natural de Descanso, tem 32 anos, é Bacharel em Psicologia pela UNOESC de São Miguel do Oeste e graduada em Administração de Pessoas pela Uniasselvi, e atua como psicóloga do CRAS de São João do Oeste. A coluna objetiva abordar temas relacionados à psicologia de forma clara a fim de agregar conhecimentos e facilitar a interpretação dos leitores. Além disso, Bruna destaca reflexões sobre a importância e os cuidados necessários com a saúde mental.
São Miguel do Oeste - SC Atualizado às 13h24 - Fonte: ClimaTempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 28°

Qua 29°C 14°C
Qui 31°C 15°C
Sex 33°C 16°C
Sáb 34°C 17°C
Dom 30°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias