Quinta, 02 de Dezembro de 2021
16°

Poucas nuvens

São Miguel do Oeste - SC

Oeste Catarinense Pinhalzinho

Mocho-diabo: coruja incomum rouba a atenção em Pinhalzinho

Ave foi flagrada em um bosque do município de Pinhalzinho, no Oeste do Estado; aparição não é comum durante o dia destaca biólogo

22/10/2021 às 14h32
Por: Maico Zanotelli Fonte: ND+
Compartilhe:
Reprodução / Rádio Centro Oeste / ND
Reprodução / Rádio Centro Oeste / ND

Um flagra raro de um filhote de coruja Ásio stygius durante o dia foi feito no município de Pinhalzinho, no Oeste de Santa Catarina. A ave incomum foi vista com seus grandes e arregalados olhos amarelos em um bosque no bairro Santo Antônio. As fotos chamam atenção.

Também conhecida como Mocho-diabo, a coruja é de grande porte e as fêmeas podem chegar a 50 centímetros, além de ser uma das maiores encontradas na região Sul do país.

O biólogo Jackson Preuss explica que é um animal raro de se encontrado durante o dia por ser estritamente noturno. Elas geralmente ficam escondidas entre folhagens densas e troncos de árvores e saem no período da noite.

“É um filhote, provavelmente recém saído do ninho. O indicado é deixar ele no local que foi visto e não mexer. Ela emite um som que chama atenção dos pais que as recolhem e levam para um local protegido”, esclarece o biólogo.

Animal “diabólico”?

Preuss relata que elas são conhecidas como Mocho-diabo pela cor dos olhos e porque quando estão em alerta levantam as penas da cabeça e lembram chifres semelhantes aos do “diabo”.

corujaRegistro raro da ave durante o dia foi feito em Pinhalzinho. – Foto: Reprodução/Rádio Centro Oeste/ND

Porém, apesar da crendice, ele ressalta que essa espécie de coruja é extremamente dócil e não oferece nenhum perigo. “Não tem nada a que se temer ou associar a uma imagem ‘diabólica'”.

O biólogo acrescenta que a coruja é extremamente importante no equilíbrio ecológico porque se alimenta de animais vertebrados, como pequenas aves, roedores e morcegos. “Tem capacidade aguçada de caça e consegue pegar os morcegos em pleno voo”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias