Quinta, 20 de Janeiro de 2022
35°

Pancada de chuva

São Miguel do Oeste - SC

Segurança Pública Susto!

Homem em surto ameaça invadir creche em Chapecó e causa medo

Suspeito de 42 anos estaria embriagado e em surto psicótico, segundo a Polícia Militar. O homem tem 24 boletins de antecedentes criminais

18/11/2021 às 12h02
Por: Júnior Recalcati Fonte: ND+
Compartilhe:
Willian Ricardo | ND+
Willian Ricardo | ND+

Funcionários, pais e alunos de uma creche no município de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, foram surpreendidos por um homem que teria ameaçado invadir a unidade no início da tarde desta quarta-feira (17). O caso aconteceu no bairro Pinheirinho, por volta do meio-dia.

O suspeito de 42 anos chegou ao local em um GM/Celta, que ficou estacionado ao lado da unidade de ensino na rua Marechal Cândido Rondon. Sem camisa e bastante alterado, segundo testemunhas, o homem fez ameaças de entrar no CEIM (Centro Educacional Infantil Municipal) e “matar os filhos dele.”

Assustados com a movimentação, alguns pais e funcionários do Centro Educacional acionaram a PM (Polícia Militar). Conforme o Boletim de Ocorrência, o homem foi abordado e buscas foram feitas no carro e no suspeito, mas nada de ilícito foi identificado. 

“Foi constatado visível estado de embriaguez e possível transtorno psicológico no homem”, diz o documento. A ocorrência foi registrada às 13h15.

O mecânico Alexandre Roberto Panegali, de 42 anos, estacionou a sua caminhonete próxima do carro do suspeito para deixar a filha de 6 anos na creche e presenciou as ameaças, por volta das 12h45. 

“Me assustei, peguei a minha filha e subi a rua. Falei com a diretora para chamar a polícia e ela disse que já havia chamado ao meio-dia quando viu que homem estava rondado a escola”, contou ao ND+.

Bastante nervosa, a mãe de uma aluna de 5 anos acompanhava apreensiva a movimentação. “De longe a gente não ouvia, mas uma mãe se aproximou do carro dele e ouviu ele falando que iria matar, falava o tempo todo”, relatou a mulher que não quis ser identificada. “Ele falava: ‘abre a porta que vou matar meus filhos’. Ficamos na insegurança por não saber se os filhos dele estavam na creche, se ele ia entrar na escola ou qual era a intenção dele”, detalhou.

Um dos pais chegou na escola assustado e chorando. Ele saiu do bairro Seminário preocupado com o que estava acontecendo na creche, pois a filha estuda na instituição.

O Corpo de Bombeiros e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram acionados pela Polícia Militar, mas não tinham ambulâncias disponíveis para atendimento no momento. Os policiais, então, conduziram o homem à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) onde foi medicado e ficou em observação médica. O veículo foi fechado e deixado no local.

A polícia não confirmou se o homem tem filhos e se eles estavam na creche, bem como se havia a intenção de invadir o local. De acordo com a Polícia Militar, o suspeito tem 24 boletins de antecedentes criminais, os principais por ameaça, posse de drogas, violência doméstica e injúria.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação disse que em nenhum momento ele tentou entrar na escola e que, desde o início do ano, as escolas aumentaram as medidas de segurança.

“A Secretaria de Educação de Chapecó e a Diretoria de Segurança Pública esclarecem que, em relação a um homem que foi detido na tarde desta quarta-feira, próximo ao CEIM Brincar e Crescer, localizado no bairro Presidente Médici, em nenhum momento ele tentou entrar na escola. De acordo com a Guarda Municipal, que esteve no local, a pessoa estava gritando, visivelmente embriagada e foi encaminhada pela Polícia Militar, para atendimento na UPA 24h. Informa ainda que, desde o início do ano, as escolas receberam orientações de segurança e também a Guarda Municipal tem realizado patrulhas nas unidades educacionais.”

Demora da Polícia Militar 

Os pais dos alunos se revoltaram com a demora do atendimento da Polícia Militar. “A gestora da escola nos avisou que estava chamando a polícia desde o meio-dia. Era 12h40 quando eu cheguei aqui e não tinha nenhuma viatura. Liguei para a Guarda Municipal 13h08 e 13h12 eles chegaram aqui”, comentou uma mãe.

O Boletim de Ocorrência diz que a ocorrência foi atendida às 13h15. O Major Antônio Rafael da Silva, da Polícia Militar, explicou que a primeira ligação não informava a gravidade da ocorrência, por isso, ficou na fila de espera para atendimento. Um segundo chamado teria detalhado as ameaças.

“A CRE gerou [a ocorrência] que, a princípio, não tinha gravidade, por isso deu essa demora até a chegada [dos policiai]. Eles entenderam que, a princípio, não era grave”, explicou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Chapecó - SC
Chapecó - SC
Sobre o município Chapecó é um município do estado de Santa Catarina, na região Sul do Brasil. Sendo um importante centro industrial, financeiro e educacional, é um grande exportador de produtos alimentícios industrializados. Considerada uma cidade média, com uma população estimada em 220 367 habitantes, figura entre as quatro cidades mais importantes do estado. Ostenta os títulos de "Capital da Agroindústria", "Capital do Oeste" e "Capital do Turismo de Negócios". Também é um polo universitário.
São Miguel do Oeste - SC Atualizado às 14h07 - Fonte: ClimaTempo
35°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 35°

Sex 36°C 23°C
Sáb 38°C 22°C
Dom 37°C 23°C
Seg 37°C 24°C
Ter 36°C 22°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias