Terça, 30 de Novembro de 2021
27°

Poucas nuvens

São Miguel do Oeste - SC

Oeste Catarinense Atenção!

Defesa Civil alerta avanço de ciclone e risco de temporais na região com possibilidade de alagamentos e enxurradas

O fenômeno inicia na divisa com o Rio Grande do Sul durante a tarde e avança para as demais regiões ao longo da noite de quinta e madrugada de sexta

25/11/2021 às 12h58 Atualizada em 26/11/2021 às 13h59
Por: Júnior Recalcati Fonte: ND+
Compartilhe:
Rafael Bernardino
Rafael Bernardino

A passagem de um ciclone extratropical pelo Sul do Brasil, associada ao calor e à umidade, causa temporais em Santa Catarina, entre quinta (25) e sexta-feira (26). O risco é alto para alagamentos e enxurradas, alerta a Defesa Civil.

O fenômeno inicia na divisa com o Rio Grande do Sul durante a tarde e avança para as demais regiões ao longo da noite de quinta e madrugada de sexta. Segundo o órgão estadual, a chuva deve ser pontualmente intensa, com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

O risco é alto para ocorrências relacionadas aos temporais e à chuva intensa nas áreas em laranja do mapa, e moderado nas áreas em amarelo.

Assim, as chuvas se concentram nas regiões do Extremo-Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.

As temperaturas sobem significativamente em todas as regiões nesta quinta, oscilando em torno dos 30°C, com destaque para o Litoral Sul, onde podem chegar aos 37°C, e o Oeste, onde atingem 34°C. As rajadas de vento podem passar dos 50 km/h.

Sexta-feira

O dia começa com chuva em todas as regiões, por influência da frente fria e do ciclone extratropical com centro no mar.

A chuva ocorre de forma mais intensa e com risco para temporais na madrugada e no amanhecer, perdendo força no decorrer da tarde, à medida que o sistema se afasta de Santa Catarina.

A partir da tarde o tempo vira para Sudeste/Sul, com rajadas de vento fortes, em especial no oceano. A velocidade deve variar entre 50 km/h e 70 km/h.

As temperaturas mínimas ficam entre 15 e 19 no Estado. À tarde a temperatura ainda se eleva no Norte catarinense, com máximas em torno de 30°C. Nas demais regiões variam entre 25°C e 27°C. O risco é moderado para ocorrências relacionadas aos temporais e ao vento forte.

Ressaca no Litoral de Santa Catarina

Uma observação marítima da Defesa Civil, divulgada na manhã desta quinta, indica que o mar deve ficar agitado e com risco de ressaca entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul catarinense entre a meia-noite desta sexta e as 23h59 de sábado (27).

As ondas, inicialmente de leste, viram de sul ao longo do período. A altura deve variar entre 2 m e 3 m. Há possibilidade de ocorrências associadas à agitação marítima e ressaca nas áreas amarelas do mapa.

  ACOMPANHE OS NOSSOS CANAIS!  

Facebook - Instagram - YouTube - Aplicativo - Google News

Receba notícias de São Miguel do Oeste e região pelo WhatsApp do Oeste em Foco

ENTRE NO GRUPO
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias