Sábado, 28 de Maio de 2022
15°

Chuva

São Miguel do Oeste - SC

Oeste Catarinense Curioso!

Com seca, pé de melancia cresce em local curioso em Chapecó

Fruta que está florescendo não é indicada para consumo em decorrência dos riscos de contaminação por se tratar de água de esgoto

31/12/2021 às 10h30
Por: Júnior Recalcati Fonte: ND+
Compartilhe:
Felipe Kreusch | NDTV Chapecó
Felipe Kreusch | NDTV Chapecó

Um pé de melancia foi encontrado florescendo em um local um tanto quanto curioso do Centro de Chapecó. Isso porque a fruta “escolheu” um bueiro da Rua Benjamin Constant para crescer.

O engenheiro agrônomo da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), Diogo Antônio Deoti, explica que provavelmente algumas sementes de melancia devem ter caído de caminhão de lixo ou de alguém que estava comendo por perto e derrubou.

“Como deve ter acumulado terra e é um local úmido em que passa água isso favoreceu o desenvolvimento do pé de melancia”, explica.

Segundo Deoti, a safra de melancia está chegando ao fim, já que se concentra no mês de dezembro. A produção da região é de uma fruta de excelente qualidade e saborosa.

“A melancia da nossa região também é plantada um pouco mais cedo nas áreas próximas aos rios Uruguai e Chapecó, o que permite que as plantas se desenvolvam na fase inicial durante o final do inverno sem que sejam afetadas pela geadas. Com isso, os fruticultores conseguem colher mais cedo e ter uma rentabilidade melhor.”

Melancia do bueiro pode ser ingerida?

O engenheiro agrônomo observa que pelo local que o pé está crescendo dificilmente alguém colherá a fruta para comer. Além disso, ele alerta para os riscos de contaminação, uma vez que o bueiro é um local onde a água que passa pode estar contaminada tanto por coliformes fecais como por produtos de indústrias, por exemplo.

“Essa água acaba atuando como fertilizante, mas não se sabe a origem do esgoto. Não acredito que tenha níveis suficientes para contaminar o fruto, mas não é recomendado a ingestão”, pontua.

Deoti salienta, ainda, que existe uma regra que não permite a utilização de água de esgoto, potencialmente contaminada, para irrigação em plantações em decorrência do risco de contaminação. “Se alguém plantasse próximo a um córrego que corre água de esgoto, por exemplo, não poderia ser utilizada a água para irrigação do fruto porque aí sim o risco de contaminação é muito alto.”

  ACOMPANHE OS NOSSOS CANAIS!  

Facebook - Instagram - YouTube - Aplicativo - Google News

Receba notícias de São Miguel do Oeste e região pelo WhatsApp do Oeste em Foco

ENTRE NO GRUPO
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Chapecó - SC
Chapecó - SC
Sobre o município Chapecó é um município do estado de Santa Catarina, na região Sul do Brasil. Sendo um importante centro industrial, financeiro e educacional, é um grande exportador de produtos alimentícios industrializados. Considerada uma cidade média, com uma população estimada em 220 367 habitantes, figura entre as quatro cidades mais importantes do estado. Ostenta os títulos de "Capital da Agroindústria", "Capital do Oeste" e "Capital do Turismo de Negócios". Também é um polo universitário.
São Miguel do Oeste - SC Atualizado às 00h03 - Fonte: ClimaTempo
15°
Chuva

Mín. 15° Máx. 19°

Dom 18°C 14°C
Seg 17°C 13°C
Ter 16°C 10°C
Qua 16°C 13°C
Qui 17°C 14°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias