Domingo, 23 de Janeiro de 2022
27°

Poucas nuvens

São Miguel do Oeste - SC

Oeste Catarinense Fiscalização!

Pontos de lombadas eletrônicas são contestados em São Miguel do Oeste

Para muitas pessoas os novos pontos definidos para o controle de velocidade não condizem com os locais de maior incidência de acidentes na Avenida Willy Barth

11/01/2022 às 14h18 Atualizada em 14/01/2022 às 22h00
Por: Júnior Recalcati Fonte: Oeste em Foco
Compartilhe:
Júnior Recalcati | Oeste em Foco
Júnior Recalcati | Oeste em Foco

O vereador e presidente da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, Vanirto Conrad (PDT), solicitou, ainda em 2021, a instalação de redutores de velocidade no acesso ao Condomínio Villa Romana, na Avenida Willy Barth. A proposição foi encaminhada ao prefeito Wilson Trevisan, ao secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Jeferson Dias, e ao chefe da unidade do DNIT, em Chapecó, Diego Fernando da Silva.

Conrad destaca que solicitou ao órgão competente um estudo de viabilidade de reinstalação do redutor de velocidade naquele ponto, devido à alta velocidade empreendida por grande parte dos usuários da via. O vereador frisa que diversos acidentes foram registrados no local onde veículos invadiram residências, causando prejuízos e deixando feridos.

O parlamentar aponta que após a retirada dos equipamentos, constantes abusos de excesso de velocidade são flagrados no trecho, especialmente por veículos de pequeno porte. Segundo ele, o pedido objetiva proporcionar maior segurança aos usuários, pedestres e moradores, e que casos semelhantes aos já registrados não venham a se repetir a fim de preservar vidas e patrimônios.

Em resposta a proposição do vereador, o engenheiro Robson Jonathan Bittencourt, analista em infraestrutura de transportes, remeteu ofício informando que na Avenida Willy Barth foram instalados equipamentos de controle de velocidade em seis pontos diferentes do perímetro urbano, localizados nos quilômetros 67,324; 67,460; 68,445; 69,500; 70,320 e 70,53.

Conforme Bittencourt, a instalação de equipamentos medidores de velocidade nas rodovias federais no Estado de Santa Catarina decorre do cumprimento de Acordo Judicial ajuizado na 5ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal, tendo o respectivo termo definido os locais de implantação dos dispositivos baseados em índices de criticidade de acidentes registrados. Isso significa que, no momento, não há possibilidade de aumentar o número de dispositivos em operação, ou alterar o ponto de sua instalação.

Para muitas pessoas os novos pontos definidos para o controle de velocidade não condizem com os locais de maior incidência de acidentes na Avenida Willy Barth. Além disso, somente metade do trecho de aproximadamente sete quilômetros possui dispositivos instalados. O restante do percurso não dispõe de nenhum tipo de fiscalização eletrônica fixa.

A reportagem não teve acesso aos estudos técnicos que indicaram os trechos onde foram instalados os equipamentos como de maior periculosidade no trânsito.

CONFIRA A FALA DO VEREADOR EM DEFESA DE SUA INDICAÇÃO

  ACOMPANHE OS NOSSOS CANAIS!  

Facebook - Instagram - YouTube - Aplicativo - Google News

Receba notícias de São Miguel do Oeste e região em seu WhatsApp!

ENTRE NO GRUPO
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Miguel do Oeste - SC
São Miguel do Oeste - SC
Sobre o município Considerada a capital do Extremo-Oeste catarinense, distante cerca de 655 km da capital e 130 km de Chapecó, possui cerca de 40 mil habitantes. Esta é a maior cidade catarinense próximo à fronteira com a Argentina, polarizando importantes órgãos e instituições de saúde, educação, etc. É muito utilizada como ponto de parada de turistas argentinos, paraguaios e chilenos que visitam as praias catarinenses ou por brasileiros a caminho das Cataratas do Iguaçu.
São Miguel do Oeste - SC Atualizado às 22h04 - Fonte: ClimaTempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 37°

Seg 36°C 22°C
Ter 36°C 22°C
Qua 34°C 22°C
Qui 33°C 23°C
Sex 31°C 22°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias