Domingo, 23 de Janeiro de 2022
26°

Poucas nuvens

São Miguel do Oeste - SC

Segurança Pública À flor da pele!

VÍDEO: Confira relatos de quem viveu a tragédia que ceifou a vida de um caminhoneiro catarinense no Chile

Rômulo Lwückermann revelou detalhes dos momentos em que passou ao lado do motorista durante o seu resgate. Natural da Alemanha, Lwückermann possui residência e nacionalidade chilena há vários anos. Ele é engenheiro mecânico, fala nove idiomas fluentemente e auxiliou como tradutor-socorrista durante o atendimento da ocorrência

13/01/2022 às 12h42 Atualizada em 16/01/2022 às 23h23
Por: Júnior Recalcati Fonte: Oeste em Foco
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Um motorista natural do Município de Turvo, no Extremo-Sul de Santa Catarina, morreu em um grave acidente de trânsito, registrado no último domingo (9), no Camino Internacional, Guardía Vieja, Sector Rio Blanco, em Los Andes, V Región Valparaiso, no Chile. O homem foi identificado como Ronaldo Gomes Alves, de 38 anos. Ele conduzia uma Scania 113 carregada com cerâmica.

O correspondente do Oeste em Foco no Chile, Rômulo Lwückermann, revelou detalhes dos momentos em que passou ao lado do motorista durante o seu resgate. Lwückermann é natural da Alemanha, mas possui residência e nacionalidade chilena há vários anos. Ele é engenheiro mecânico, fala nove idiomas fluentemente e auxiliou na ocorrência como tradutor-socorrista.

Rômulo revela que foi uma das primeiras pessoas a chegar no local do acidente, já que o fato ocorreu a cerca de 200 metros de sua residência. Ao se aproximar da cena, o correspondente aponta que viu um cenário de destruição e o caminhoneiro preso às ferragens em baixo do chassis do veículo. Ele informa que foi a única pessoa a conseguir diálogo com a vítima, que misturava os idiomas alemão e português. O morador chegou a ser solicitado para se retirar do local, mas foi convidado a ficar a partir do momento em que as equipes de resgate perceberam a sua importância na participação da ocorrência.

Lwückermann frisa que o caminhoneiro possuía diversos ferimentos pelo corpo, no entanto, os mais graves se concentravam na parte inferior do crânio e na região esquerda do abdômen. Ele destaca que além de atuar como tradutor entre a vítima e as equipes de socorro, auxiliou no estancamento dos sangramentos, entre outros procedimentos.

Rômulo também cita os momentos em que esteve com suas mãos entrelaçadas com as mãos do motorista. Ambos oraram juntos, pois a vítima pedia para não morrer. Lwückermann conta que o caminhoneiro foi um herói, apesar de ter sido julgado por algumas pessoas pelo ocorrido. Ele diz que o profissional morreu sozinho, por uma falha mecânica em seu caminhão, sem ter prejudicado o próximo e ceifado a vida de terceiros. No local existem diversas residências e, segundo ele, pelo menos seis casas poderiam ter sido atingidas no desastre.

Os destroços da carreta foram lançados para diversos locais e chegou a atingir o carro de uma família que passava pelo local. Eles foram socorridos com ferimentos leves e passam bem. No entanto, o correspondente lamenta a falta de empatia dos atingidos que desejaram a morte do motorista. Lwückermann afirmou que caso o caminhoneiro não viesse a falecer, os ocupantes do carro alegaram que eles mesmos o matariam.

Rômulo Lwückermann disse que deverá prestar depoimento, na próxima semana, às autoridades chilenas. Ele aponta que reportou aos policiais do País (Carabineros de Chile) que as causas do acidente ocorreram pelo rompimento de uma mangueira do sistema de freios. No laudo técnico, o acidente foi ocasionado por excesso de velocidade, o que causou indignação e contestação do engenheiro mecânico.

Em entrevista ao Oeste em Foco, Lwückermann se mostrou bastante abalado com o ocorrido, apesar de já ter vivenciado nas estradas de diversos Países as mais variadas situações. Ele comenta que precisava detalhar, especialmente aos familiares da vítima, o que de fato ocorreu no dia da tragédia.

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA

  ACOMPANHE OS NOSSOS CANAIS!  

Facebook - Instagram - YouTube - Aplicativo - Google News

Receba notícias de São Miguel do Oeste e região em seu WhatsApp!

ENTRE NO GRUPO
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias