Domingo, 23 de Janeiro de 2022
27°

Poucas nuvens

São Miguel do Oeste - SC

Oeste Catarinense Fenômeno da natureza

Nuvem gigante se forma sobre Chapecó e chama atenção

Fenômeno foi visto na tarde desta sexta-feira (14) após uma forte onda de calor

15/01/2022 às 11h11
Por: Júnior Recalcati Fonte: ND+
Compartilhe:
Caroline Figueiredo | ND
Caroline Figueiredo | ND

Uma nuvem gigante se formou sobre Chapecó, na tarde desta sexta-feira (14). Após dias de intenso calor, o tempo virou no município e a formação de uma grande nuvem chamou atenção dos moradores.

Segundo o meteorologista Piter Scheuer, se trata de núcleos de instabilidade favorecidos pelo calor e a umidade. Se caracterizam como temporais típicos de verão com nuvens do tipo Cumulonimbus que possuem desenvolvimento vertical de até 12 quilômetros de altura e que podem causar granizo, chuva forte e ventania.

“São típicos de verão esses temporais e podem pontualmente se converter a uma tempestade. O principal ingrediente para formação desses temporais é o calor e a alta umidade nas primeiras camadas da atmosfera”, explica.

O meteorologista esclarece que essas nuvens formam temporais mal distribuídos e possuem cerca de 20 quilômetros de diâmetro. Geralmente pode ocorrer temporal em uma cidade e em uma área vizinha não passar de aumento das nuvens.

“Teoricamente falando são sistemas de baixa pressão que se formam em um espaço de tempo muito curto e acabam trazendo transtornos associados a vendaval, granizo, chuvas fortes e pode causar alagamentos em alguns casos.”

  ACOMPANHE OS NOSSOS CANAIS!  

Facebook - Instagram - YouTube - Aplicativo - Google News

Receba notícias de São Miguel do Oeste e região em seu WhatsApp!

ENTRE NO GRUPO
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias