Sábado, 28 de Maio de 2022
15°

Chuva

São Miguel do Oeste - SC

Oeste Catarinense Prepare-se!

Chapecó pode ter 40ºC e Caibi 45ºC nesta semana: ‘vai ser de fritar’

Meteorologista diz que cidades da região Oeste de Santa Catarina podem bater recorde de calor nos próximos dias

19/01/2022 às 16h22 Atualizada em 21/01/2022 às 08h38
Por: Júnior Recalcati Fonte: ND+
Compartilhe:
Ricardo Wolffenbüttel | Secom
Ricardo Wolffenbüttel | Secom

A onda de calor que atua no Sul desde a última quinta-feira (13) deve se manter intensa nos próximos dias em Santa Catarina. E no fim de semana são esperadas temperaturas ainda mais altas, com oportunidade de recordes em cidades do Oeste e Extremo-Oeste.

Piter Scheuer, meteorologista com sede em Guatambu (SC), afirma que a parte mais intensa da onda de calor deve passar na região a partir de sexta-feira (21) e causar temperaturas acima de 40°C, além de temporais isolados.

Em Chapecó, o meteorologista cita que nas partes baixas a temperatura pode se aproximar dos 40°C e quebrar o recorde oficial de 37,6°C de março de 2005. A condição fica para os bairros Passo dos Fortes, São Pedro, Efapi, Presidente Médici, Parque das Palmeiras, Jardim Itália e Cristo Rei. Nas áreas altas, como no bairro Desbravador, a máxima pode chegar a 38°C.

As projeções numéricas impressionaram até mesmo o meteorologista acostumado com os extremos do clima.

“Nunca fiz previsão para Chapecó de 40°C, é a primeira vez na minha vida. Final de semana vai ser de fritar”, comentou Piter.

Cidades do Extremo-Oeste, como Caibi, Mondaí, Itapiranga e Águas de Chapecó, às margens do rio Uruguai, podem registrar máximas de até 45°C a partir de sexta-feira. Para amenizar o calor, há possibilidade de chuva nas tardes e noites. Desde o fim de semana, a cidade de Caibi registra a máxima de 40°C.

A Defesa Civil emitiu alerta de risco moderado a alto, de fortes pancadas de chuvas com raios, rajadas de vento e possível queda de granizo no fim da tarde e à noite, enquanto durar a onda de calor.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias