Sábado, 28 de Maio de 2022
18°

Chuva

São Miguel do Oeste - SC

Oeste Catarinense Reclamações!

Controladores de velocidade da Willy Barth estão descalibrados, apontam motoristas

Alguns equipamentos estariam marcando entre 5 e 10 km/h a mais da velocidade registrada no velocímetro dos veículos

20/01/2022 às 18h57 Atualizada em 23/01/2022 às 18h38
Por: Júnior Recalcati Fonte: Oeste em Foco
Compartilhe:
Júnior Recalcati | Oeste em Foco
Júnior Recalcati | Oeste em Foco

Motoristas que trafegam pela Willy Barth, em São Miguel do Oeste, reclamam de problemas com os dispositivos eletrônicos de controle de velocidade no trecho urbanizado da BR-163. Conforme eles, alguns equipamentos estariam marcando entre 5 e 10 km/h a mais da velocidade registrada no velocímetro dos veículos.

O assunto repercutiu nas redes sociais e a polêmica foi comentada por inúmeros condutores que revelaram ter enfrentado algum tipo de problema com o sistema. Outra insatisfação apontada pelos usuários são os locais onde os equipamentos foram instalados, além das condições do pavimento que se deteriora a cada dia.

Um dos questionamentos dos motoristas é a possibilidade de recurso em caso de autuação devido às falhas dos controladores. Eles alegam dificuldade na comprovação no erro de marcação e afirmam estarem trafegando, no momento do registro da infração, dentro da velocidade permitida para determinado ponto da via.

O Oeste em Foco fez contato com o setor de trânsito do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para falar sobre o assunto. O órgão esclarece que todos os dispositivos são aferidos pelo Instituto de Metrologia de Santa Catarina (IMETRO) antes mesmo de entrar em operação. Após a emissão de laudos e a conclusão de conformidade os aparelhos são autorizados a funcionar e passam a ser monitorados constantemente.

De acordo com o DNIT, não há divergências em relação a precisão dos aparelhos devido a aplicação da metodologia de aferição e tolerâncias admitidas. Um dos exemplos apontados pelo departamento, se refere a medição de velocidade dos veículos que varia de acordo com a marca e o modelo, podendo ser para mais ou para menos. O DNIT se baseia na qualidade, legitimidade e segurança dos serviços prestados pelo IMETRO, órgão oficial ligado ao Governo do Estado de Santa Catarina, na garantia de que os equipamentos registram a real velocidade dentro dos parâmetros previstos em Lei.

Os condutores que se sentirem lesados podem procurar a Ouvidoria do IMETRO para registrar reclamações, denúncias e possíveis irregularidades, além de buscar auxílio em outros meios de atendimento aos usuários.

  ACOMPANHE OS NOSSOS CANAIS!  

Facebook - Instagram - YouTube - Aplicativo - Google News

Receba notícias de São Miguel do Oeste e região em seu WhatsApp!

ENTRE NO GRUPO
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Miguel do Oeste - SC
São Miguel do Oeste - SC
Sobre o município Considerada a capital do Extremo-Oeste catarinense, distante cerca de 655 km da capital e 130 km de Chapecó, possui cerca de 40 mil habitantes. Esta é a maior cidade catarinense próximo à fronteira com a Argentina, polarizando importantes órgãos e instituições de saúde, educação, etc. É muito utilizada como ponto de parada de turistas argentinos, paraguaios e chilenos que visitam as praias catarinenses ou por brasileiros a caminho das Cataratas do Iguaçu.
São Miguel do Oeste - SC Atualizado às 13h31 - Fonte: ClimaTempo
18°
Chuva

Mín. 15° Máx. 19°

Dom 18°C 15°C
Seg 16°C 12°C
Ter 16°C 9°C
Qua 17°C 13°C
Qui 16°C 12°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias