Facig 2019
Queimadas

Fumaça das queimadas da Amazônia chega ao Oeste de Santa Catarina

A fumaça foi trazida para a região por correntes de ventos

11/09/2019 13h52Atualizado há 3 dias
Por: Maico Zanotelli
Fonte: NSC
Darci Debona | NSC
Darci Debona | NSC

O céu cinza no Oeste de Santa Catarina nos últimos dias, quando até o sol parece estar atrás de uma névoa, é uma das consequências das queimadas na Amazônia. A fumaça foi trazida para a região por correntes de ventos.

— A fumaça das queimadas na Amazônia, Pantanal e Bolívia está sendo levada pelo vento até a região Oeste. Com isso o sol fica um pouco escondido por uma névoa – explica.

A situação chamou a atenção de alguns moradores. Um taxista chegou a comparar o cenário com a poluição de São Paulo. Normalmente, quando não tem nuvens, o céu da região chama a atenção pela beleza do azul. Nos últimos dias, a cor predominante foi o cinza.

Fogo também em SC

Em Santa Catarina, o ano de 2019 já superou os número de focos de incêndio de 2018. O último ano fechou com 1.417 registros e até esta terça-feira (10) foram 1.419, de acordo com o monitoramento realizado via satélite pelo Instituto Nacional de Pesquisa (Inpe). O mês de agosto deste ano se encerrou com o maior número focos dos últimos oito anos, chegando a 939 acontecimento, o valor é 12,9% maior que a média histórica dos últimos 21 anos. 

Na Grande Florianópolis, um incêndio de grandes proporções atinge o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro desde a manhã de terça-feira (10). É a segunda unidade de conservação ambiental da região atingida por incêndio em um intervalo de 18 dias.

No Extremo-Oeste diversas ocorrências de incêndio em vegetação e áreas de reflorestamento tem deixado os bombeiros em alerta. O clima seco, associado ao calor e o vento devastam áreas por diversas cidades.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários