WhatsApp
FAKE NEWS

Furacão e tornado em Santa Catarina? Cuidado com o que você compartilha na internet

Volta e meia surgem informações falsas sobre tornados e furacões em Santa Catarina. Nesta semana aconteceu de novo, infelizmente. E não foi apenas uma vez. Em dois dias seguidos o Estado divulgou notas desmentindo condições climáticas extremas.

19/10/2019 14h56
Por: Maico Zanotelli
Fonte: NSC
Reprodução / Defesa Civil
Reprodução / Defesa Civil

Primeiro, na quinta-feira (17), a Defesa Civil precisou despender tempo para divulgar que era apenas um boato a informação de que havia ocorrido um tornado na região Sul de Estado. As imagens usadas eram de ventos fortes ocorridos em Tubarão, há três anos. Mesmo assim, correu como rastilho de pólvora por celulares e redes sociais.

Na sexta-feira (17) foi a vez de uma suposta previsão de furacão na costa de Santa Catarina. Novamente, veio a Defesa Civil para acalmar os ânimos e avisar que tratava de uma notícia replicada de 2004. Sim, uma reprodução de algo que ocorreu há 15 anos, na época do Furacão Catarina, veio à tona para assustar os catarinenses.

As duas mentiras divulgadas de forma, inicialmente, maldosa ganharam corpo com o compartilhamento sem confirmação. Pessoas que recebem pelo WhatsApp ou nas redes sociais e repassam sem um filtro. Distribuir mensagens com poucos toque na tela do celular é fácil, difícil é conter o impacto de uma notícia falsa.

Em um Estado tão castigado por fenômenos climáticos, qualquer alerta incorreto pode gerar uma mobilização necessária e expor a população ao risco. Então, faça sua parte: confie em fontes oficiais e veículos de comunicação com credibilidade e checagem.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários