WhatsApp
Projeto sustentável!

IMA libera licença operacional para Unidade de Tratamento de Dejetos Humanos em Descanso

Estação de Tratamento está instalada na comunidade de Linha Campinas e deve beneficiar cerca de quatro mil imóveis e mais de 10 mil moradores de oito cidades do Extremo-Oeste

02/12/2019 09h37Atualizado há 2 dias
Por: Júnior Recalcati
Fonte: Oeste em Foco
Divulgação
Divulgação

As cidades de Paraíso, Bandeirante, Barra Bonita, Descanso, Belmonte, Santa Helena, Tunápolis e parte de São Miguel do Oeste já podem contar com a Unidade de Tratamento de Dejetos Humanos, instalada em Linha Campinas, no interior de Descanso.

Passado um ano do pedido de liberação da licença de operação, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) emitiu parecer favorável na semana passada, permitindo que a unidade possa entrar em funcionamento.

A ideia é resolver um grave problema relacionado a qualidade da água e dos alimentos consumidos pelos moradores das cidades beneficiadas, possibilitando a garantia da saúde e qualidade de vida. 

A unidade deve beneficiar mais de 10 mil moradores de quase 4 mil edificações.

O sistema consiste no recolhimento do esgoto doméstico em caminhões pipa e leva-lo até a Estação de Tratamento, onde os rejeitos serão depositados em uma caixa por 24h para decantação.

Na etapa do tratamento, os efluentes passam pelo processo de eletroflotação. Neste momento os sólidos em suspensão são separados, o lodo flotado vai para a compostagem, e depois de um período, se tornará um composto estabilizado, uma espécie de adubo, podendo ser utilizado em diversos serviços na agricultura. Já a água é filtrada poderá retornar aos mananciais.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários