Sexta, 05 de Junho de 2020 03:48
(49) 99110-3040
Justiça Mais segurança!

Scanner de bagagens começa a operar para maior segurança no acesso ao Fórum de Chapecó

Aparelho registra a imagem de todos os objetos existentes dentro de bolsas ou mochilas, independentemente do tamanho da peça, sem precisar tocá-las ou abri-las

03/12/2019 18h58 Atualizada há 6 meses
Por: Júnior Recalcati Fonte: Oeste em Foco | TJSC
Divulgação
Divulgação

A instalação de um aparelho scanner de bagagens, também chamado de raio X, junto à recepção do prédio da comarca de Chapecó, nesta semana, encerrou mais uma etapa do plano de melhorias na área da segurança naquela unidade jurisdicional. O equipamento é semelhante àqueles utilizados na área de embarque dos aeroportos. De acordo com a Resolução n. 14 do TJSC, de 21 de agosto de 2019, tesouras, canivetes, facas ou qualquer material pontiagudo e que ofereça risco à segurança será retido com perdimento.

O aparelho registra a imagem de todos os objetos existentes dentro de bolsas ou mochilas, independentemente do tamanho da peça, sem precisar tocá-las ou abri-las. Um policial acompanha o funcionamento e averigua as imagens, que ficam arquivadas no próprio equipamento. Os tipos de materiais, como metal, plástico e couro, por exemplo, são identificados por cores diferentes.

De acordo com a servidora Suzeli Scheffer Lucietto, chefe de secretaria do foro da comarca, a chegada do raio X completa o pacote de medidas para aumentar a segurança de usuários, servidores e colaboradores do prédio. “Todas as medidas visam padronizar a segurança dos fóruns, adequando as estruturas às normas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do TJSC”, explica Suzeli.

​O processo de melhorias na área de segurança teve início em 2018, com a criação do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Em seguida, foi realizado um diagnóstico em todas as comarcas do Estado. Os policiais dos fóruns e os chefes de secretaria receberam treinamento. Na comarca de Chapecó, a recepção foi reorganizada para realizar o cadastramento dos visitantes, que também passam pelo pórtico detector de metais. O estacionamento interno agora é controlado, assim como o acesso ao fórum com arma de fogo para quem tem porte permitido.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Chapecó - SC

Chapecó - Santa Catarina

Sobre o município
Chapecó é um município do estado de Santa Catarina, na região Sul do Brasil. Sendo um importante centro industrial, financeiro e educacional, é um grande exportador de produtos alimentícios industrializados. Considerada uma cidade média, com uma população estimada em 220 367 habitantes, figura entre as quatro cidades mais importantes do estado. Ostenta os títulos de "Capital da Agroindústria", "Capital do Oeste" e "Capital do Turismo de Negócios". Também é um polo universitário.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 03h42 - Fonte: Climatempo
15°
Pancada de chuva

Mín. 15° Máx. 21°

15° Sensação
14.6 km/h Vento
94.4% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (06/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 17°

Sol com muitas nuvens
Domingo (07/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 19°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias