Terça, 04 de Agosto de 2020 11:00
(49) 99110-3040
Política Descrédito!

Pesquisas apontam recado: a confiança está em baixa

Apesar de a eleição presidencial ainda estar longe, as pesquisas Datafolha têm dado um importante recado para aqueles que sonham em comandar o país.

11/01/2020 16h28 Atualizada há 7 meses
Por: Maico Zanotelli Fonte: NSC
José Cruz | Agência Brasil
José Cruz | Agência Brasil

A mais recente, selecionou 12 personalidades e perguntou para os entrevistados qual o grau de confiança do brasileiro em relação a elas.

O ministro da Justiça, Sergio Moro, tem o maior grau de confiança do brasileiro, com 33%, seguido pelo ex-presidente Lula (PT), com 30%, pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), com 22% e pelo apresentador de TV Luciano Huck, com 21%. Até aí, em tese, nada muito fora do que era esperado.

O que chama a atenção é o baixo grau de confiança nesses mesmos personagens: 42% (Moro), 53% (Lula) e 55% (Bolsonaro e Huck). Moro tem uma pequena vantagem, mas em linhas gerais metade da população tem dúvidas sobre eles. Mesmo que nem todos venham a concorrer, o índice mostra que o brasileiro não está satisfeito com as mais diversas faces da política nacional.

Buscar entender os motivos que fazem as pessoas pensar assim é primordial para os que almejam a vitória, inclusive nas eleições municipais deste ano – que costumam ser um termômetro para a corrida ao Planalto. Para quem está se perguntando onde João Dória – o mais candidato de todos – fica nessa história, bem longe do quarteto: 69% têm baixo grau de confiança e outros 7%, alto.

Outro recado importante das pesquisas, e aqui o percentual é mais consistente, é de que 62% dos brasileiros acreditam que a democracia é sempre a melhor forma de governo.

Chapéu alheio

Não podia ser diferente a reação dos governos estaduais contra a ideia do presidente Jair Bolsonaro (foto) de tentar barrar um eventual aumento dos combustíveis, devido à crise no Oriente Médio, reduzindo o ICMS sobre o produto. 

A crise financeira atinge a maioria dos estados e o ICMS representa fatia importante do total arrecadado, em alguns casos chega a 20%. O assunto deveria ter sido tratado de forma mais formal, em uma reunião com os governadores, e não em uma fala em frente ao Palácio da Alvorada.

Banner

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 10h47 - Fonte: Climatempo
21°
Tempo aberto

Mín. 13° Máx. 24°

21° Sensação
20.8 km/h Vento
38.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 24°

Sol
Quinta (06/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias