Terça, 04 de Agosto de 2020 11:52
(49) 99110-3040
Segurança Pública Fraude!

Polícia Federal desarticula esquema de descaminho de papel seda na região

Três pessoas são investigadas. Os suspeitos seriam um fornecedor de Bernardo de Irigoyen e os articuladores de Dionísio Cerqueira e Santa Terezinha de Itaipu (PR)

13/02/2020 12h18 Atualizada há 6 meses
Por: Júnior Recalcati Fonte: Oeste em Foco
Polícia Federal
Polícia Federal

Mais de 40 policiais federais cumpriram, nesta quinta-feira (13), Mandados de Busca e Apreensão nas cidades de Dionísio Cerqueira, Santa Terezinha de Itaipu (PR), São Paulo (SP), Praia Grande (SP) e São Vicente (SP), expedidos pelo Juízo da 5ª Vara Federal em Foz do Iguaçu (PR).

As ações fazem parte da Operação Smoke que objetiva desarticular um grupo criminoso dedicado ao descaminho de “papel seda”, fornecido por um homem que atua em território argentino, na cidade de Bernardo de Irigoyen, na fronteira com as cidades de Dionísio Cerqueira e Barracão.

De acordo com PF, o "papel seda" é utilizado para fazer cigarros, sendo que praticamente todo o produto dessa natureza utilizado no Brasil tem origem estrangeira.

Em cerca de três anos, o suposto fornecedor recebeu aproximadamente R$ 2,3 milhões em uma conta que mantinha no Brasil. Os valores estariam relacionados ao comércio ilícito do produto.

Segundo a polícia, também foram colhidos robustos elementos no sentido de que os encarregados de fazer a remessa dos produtos para distribuidores localizados no Estado de São Paulo eram uma pessoa de Dionísio Cerqueira e outra de Santa Terezinha de Itaipu (PR). Juntos, a dupla recebeu em suas contas cerca de R$ 4,8 milhões nos últimos três anos.

Além do cumprimento dos mandados, os investigados também devem ter bens sequestrados e contas bancarias bloqueadas. Nos autos do inquérito policial, os suspeitos poderão ser indiciados pelo crime de descaminho (art. 334, §1º, III, do Código Penal, com pena de até 4 anos de reclusão), praticado em associação criminosa (art. 288 do Código Penal, com pena de até 3 anos de reclusão).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 11h47 - Fonte: Climatempo
22°
Tempo aberto

Mín. 13° Máx. 24°

22° Sensação
19.6 km/h Vento
35.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 24°

Sol
Quinta (06/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias